dc.contributor.advisor | Alós, Anselmo Peres | |
dc.creator | Pertile, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T14:22:51Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T14:22:51Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30875 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação
apresentado ao Curso de Bacharelado em
Letras, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM, RS), como requisito parcial
para obtenção do grau de Bacharel em
Letras. | por |
dc.description.abstract | Although African literatures are written in European languages, they express a different
cultural reality of the European context, distancing themselves from the Occidental literary
canon. Given this relation of difference, the theoretical and critical contributions based on
Occidental literatures are inappropriate to nominate the African literatures. Bolstered by
cultural studies that offer a wide literary texts understanding, independent of the conventions
that long if-titled universal, this study adopts by reference the aesthetic animist realism, basis
of African religion, to address their literatures. This proposal, which has been adopted by
many researchers of these literatures, is suggested by the researchers and African writers: in
the Lusophone context Pepetela (2015) and Henrique Abranches (s.d.) and, in the academic
context, the considerations of Harry Garuba (2012) and the reflections of Sueli da Silva
Saraiva (2007a, 2007b) about the subject. Taking for granted the notion of animist
unconscious proposed by Garuba, understood as a kind of social imaginary that are animistic
societies based, the animist realism is configured as a linguistic and social practice whose
representation strategy, synthetically, is in the materialization of abstract and spiritual. In light
of these considerations is analyzed the representation of character Mariamar in A confissão da
leoa (2012), by the Mozambican writer Mia Couto. As a dissociated vision into concrete abstract would tend to a metaphorical interpretation of "human-feline" transformation which
contains the character, the real-animistic perspective transcends the pair
animalization/humanization to read it in the textual presentification. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | A confissão da leoa | por |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.subject | Literatura moçambicana | por |
dc.subject | Mia Couto | por |
dc.subject | Realismo animista | por |
dc.title | A confissão animista de uma realidade felina: a Confissão da Leoa, de Mia Couto | por |
dc.title.alternative | The animist confession of a feline reality: a Confissão da Leoa, by Mia Couto | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Embora as literaturas africanas sejam escritas em línguas europeias, expressam uma realidade
cultural diversa do contexto europeu, distanciando-se do cânone literário ocidental. Tendo em
vista essa relação de diferença, os aportes teórico-críticos baseados nas literaturas ocidentais
se apresentam impróprios para abordar as literaturas africanas. Amparado pelos estudos
culturais que oferecem uma abordagem ampla do texto literário, desvinculada das convenções
que por muito tempo intitularam-se universais, este estudo adota por referencial estético o
realismo animista, base das religiões africanas, para abordar suas literaturas. Essa proposta,
que vem sendo adotada por muitos investigadores dessas literaturas, é sugerida pelos próprios
pesquisadores e escritores africanos: no contexto lusófono, Pepetela (2015) e Henrique
Abranches (s.d.) e, no contexto acadêmico, as considerações do pesquisador Harry Garuba
(2012) e as reflexões de Sueli da Silva Saraiva (2007a, 2007b) sobre o assunto. Tendo por
pressuposto a noção de inconsciente animista proposta por Garuba, entendida como o tipo de
imaginário social em que estão baseadas as sociedades animistas, o realismo animista
configura-se como uma prática linguístico-social cuja estratégia de representação,
sinteticamente, reside na materialização do abstrato e do espiritual. À luz dessas
considerações é analisada a representação da personagem Mariamar em A confissão da leoa
(2012), do escritor moçambicano Mia Couto. Enquanto uma visão dissociada em concreto abstrato tenderia a uma interpretação metafórica da transformação “humana-felina” que
comporta a personagem, a perspectiva real-animista transcende o par
animalização/humanização para lê-la na sua presentificação textual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |