dc.creator | Carvalho, Bruno de Moura | |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T01:42:27Z | |
dc.date.available | 2023-12-27T01:42:27Z | |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30961 | |
dc.language | por | por |
dc.relation.ispartof | I Simpósio Gaúcho de Engenharia Aeroespacial e Mecânica | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | compósitos, fibras naturais, método dos elementos finitos. | por |
dc.title | ANÁLISE DA VIABILIDA DE DA SUBSTITUIÇÃO DE UM QUADRO DE BICICLETA METÁLICO POR COMPÓSITO DE FIBRAS NATURAIS DE CURAUÁ | por |
dc.type | Trabalho Publicado em Evento | por |
dc.description.resumo | Os materiais metálicos utilizados na confecção de quadros de bicicleta apresentam uma baixa relação entre
resistência mecânica e densidade, reduzindo consideravelmente a performance dos ciclistas. Nesse viés, este resumo
tem como objetivo analisar a utilização de compósitos reforçados com fibras naturais de curauá que além de ser
proveniente de fontes renováveis apresenta propriedades mecânicas satisfatórias e baixa densidade possibilitando sua
aplicação na construção de um quadro de bicicleta. A partir dessa temática, foi proposto um material de menor impacto
ambiental para a substituição de um quadro de liga de alumínio 6061. Foram realizadas simulações utilizando o
software Ftools para a determinação dos carregamentos atuantes no quadro e o software CAE Abaqus para a
identificação dos pontos de maior tensão. Através destas informações foram determinadas as quantidades e orientações
das lâminas do compósito a fim de atender as solicitações de uso e otimizar o desempenho do ciclista. Através do critério
de falha de Tsai-Hill empregado por um script em Python, verificou-se, dentre as configurações de laminados propostos,
qual a que melhor se adapta ao projeto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |