dc.creator | Furtado, Leonardo | |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T12:10:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-02T12:10:30Z | |
dc.date.issued | 2023-09-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30997 | |
dc.description.abstract | Urbanization is a consequence of the construction of houses, paved streets, sidewalks
and various impermeable constructions on the ground, which cause a greater runoff of
rainwater. To solve or mitigate this problem, permeable pavements are used, whose
objective is the infiltration of rainwater through a permeable surface, being directed to
a reservoir of stones that serves as the base for the pavement. The formation of
clogging in permeable pavements is the main cause of their loss of drainage efficiency.
Clogging occurs when particles and debris build up in the pores of the material. A factor
influencing clogging is the age of the pavement, causing a decrease in the infiltration
rate over the years. When permeable pavements are laid out in the rain, there is a
tendency for waste carried by rainwater to clog the pores and reduce the rate of water
infiltration. On the other hand, the granulometry of the aggregates also influences
clogging. The aim of this study was to determine the influence of clogging on drainage
efficiency in a permeable concrete pavement over time, as well as to observe the effect
of implementing preventive maintenance on clogging. The place where the
experiments were carried out was on the campus of the Federal University of Santa
Maria (UFSM) in Frederico Westphalen-RS. The permeable concrete pavement was
executed in loco, with circulation of pedestrians and light vehicles. The test carried out
in the present study, to verify compliance with the standard and to monitor the collating
process, followed the method described in Annex A of ABNT NBR 16416 (2015). In
all, 27 tests were carried out at three points, between September 2021 and September
2022, with an interval of approximately 15 days between them, making up all seasons
of the year. Three maintenance works were carried out on the pavement. Points 1, 2
and 3, which were monitored over a year, showed, through their parameters of
hydraulic conductivity, porosity and infiltration rate, a significant effect caused by
clogging of the pavement. These parameters had a drastic reduction, with emphasis
on Points 1 and 2, which presented lower absolute values in relation to Point 3.
Maintenance was more effective for Point 6, and Points 4 and 5 presented a more
accentuated clogging, therefore, the recovery of hydraulic conductivity was not as
efficient through maintenance. In future studies, it is recommended that a longer
monitoring period would be able to further explore the characteristics and behavior of
the clogging process in permeable pavement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pavimentos permeáveis | por |
dc.subject | Colmatação | por |
dc.subject | Drenagem urbana | por |
dc.subject | Permeable pavements | eng |
dc.subject | Clogging | eng |
dc.subject | Urban drainage | eng |
dc.title | Estudo da colmatação em um pavimento de concreto permeável moldado in loco | por |
dc.title.alternative | Clogging study in a permeable concrete pavement molded in loco | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A urbanização é consequência da construção de moradias, ruas asfaltadas, calçadas
e diversas construções impermeáveis sobre o solo, que provocam um maior
escoamento superficial da água da chuva. Para solucionar ou mitigar este problema,
são utilizados os pavimentos permeáveis, cujo objetivo é a infiltração da água da
chuva através de uma superfície permeável, sendo direcionada a um reservatório de
pedras que serve como base para o pavimento. A formação da colmatação em
pavimentos permeáveis é a principal causa da sua perda de eficiência de drenagem.
A colmatação ocorre quando partículas e detritos se acumulam nos poros do material.
Um fator de influência na colmatação é a idade do pavimento, provocando uma
diminuição da taxa de infiltração com o passar dos anos. Quando os pavimentos
permeáveis são dispostos à chuva, há uma tendência de que os resíduos
transportados pelas águas pluviais, resultam no entupimento dos poros e na redução
da taxa de infiltração de água. Por outro lado, a granulometria dos agregados também
influi na colmatação. O objetivo desse estudo foi determinar a influência da
colmatação na eficiência de drenagem em um pavimento de concreto permeável ao
longo do tempo, bem como observar o efeito da implementação de manutenções
preventivas à colmatação. O local onde foram executados os experimentos foi no
campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de Frederico Westphalen-
RS. O pavimento de concreto permeável foi executado in loco, tendo circulação de
pedestres e veículos leves. O ensaio realizado no presente estudo, para a verificação
do atendimento à norma e para o monitoramento do processo colmatativo, seguiu o
método descrito no Anexo A da ABNT NBR 16416 (2015). Ao todo foram realizados
27 ensaios em três pontos, entre os meses de setembro de 2021 e setembro de 2022,
com um intervalo de aproximadamente 15 dias entre eles, perfazendo todas as
estações do ano. Foram executadas três manutenções no pavimento. Os Pontos 1, 2
e 3 que foram monitorados ao longo de um ano, apresentaram através de seus
parâmetros de condutividade hidráulica, porosidade e taxa de infiltração um
significativo efeito causado pela colmatação do pavimento. Estes parâmetros tiveram
uma drástica redução, com destaque aos Pontos 1 e 2, que apresentaram valores
absolutos menores em relação ao Ponto 3. As manutenções foram mais efetivas para
o Ponto 6, sendo que os Pontos 4 e 5 apresentaram uma colmatação mais acentuada,
portanto, a recuperação da condutividade hidráulica não foi tão eficiente através das
manutenções. Em estudos futuros, recomenda-se um período de monitoramento mais
longo seria capaz de explorar ainda mais as características e comportamento do
processo colmatativo em pavimentos permeáveis. | por |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Marcus Bruno Domingues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0892156896085348 | por |
dc.contributor.referee1 | Decezaro, Samara Terezinha | |
dc.contributor.referee2 | Menegotto, Mauro Leandro | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6433013766355419 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciências Ambientais | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |