Show simple item record

dc.creatorPrates, Andressa Costa
dc.date.accessioned2024-01-10T14:26:42Z
dc.date.available2024-01-10T14:26:42Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31056
dc.description.abstractThe main purpose of the research is to identify the projected public image of Brazil in diplomatic discourses, within the scope of the United Nations General Assembly, and in journalistic discourses the printed publications of the newspaper Folha de S. Paulo. We found that little research addresses the relationship between communication and diplomacy or national foreign policy, especially in the area of Communication. Based on this and other perceptions and taking into account the importance of this relationship for the construction of a nation's public image before the international community, we propose to analyze journalistic discourses about Brazilian foreign policy (PEB) and Brazil's diplomatic discourses. The research hypothesis is that journalistic discourse is constructed in opposition to the conduct of national foreign policy and, as a result, projects a public image antagonistic to that expected by diplomacy. We believe that journalistic positioning acts towards “media-broker diplomacy” (Gilboa, 2001). To perform the analyses, we adopted discursive argumentation as a theoreticalmethodological perspective (AMOSSY, 2018), based on an analysis protocol composed of six argumentative strategies, which are proposed by Amossy (2018a; 2018b), also finding reference in Perelman (2005) and Pozobon (2019). The corpus of research analysis is the entirety of Brazil's diplomatic discourses at the UN General Assembly and reports, opinion articles and editorials from Folha de S. Paulo, which deal with the annual UN meeting, in the period extending from 1988 until 2022. 18 diplomatic discourses and 36 printed editions of the newspaper were analyzed. Based on the analysis of argumentative strategies, one of the aspects identified is that peace is used in Brazilian discourses as a supreme value. Issues linked to the guidelines for conducting foreign policy, such as cooperation, multilateralism and regional integration, are also recurring themes in Brazilian discourses. In turn, the analysis of journalistic discourses allowed us to identify that there has been a significant change in the way news is constructed over the years. In some periods, journalistic construction opposes the federal government and the conduct of foreign policy, as in the governments of Lula, Michel Temer and Jair Bolsonaro. In this sense, there are periods in which the public image of Brazil in journalistic discourses opposes the image that diplomacy wants to project.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImagem pública projetadapor
dc.subjectDiscurso jornalísticopor
dc.subjectDiscurso diplomáticopor
dc.subjectPolítica externapor
dc.subjectFolha de S. Paulopor
dc.subjectProjected public imageeng
dc.subjectJournalistic discourseseng
dc.subjectDiplomatic discourseseng
dc.subjectForeign policyeng
dc.titleJornalismo e política externa: a imagem pública projetada do Brasil nos discursos diplomáticos e jornalísticos (1988-2022)por
dc.title.alternativeJournalism and foreign policy: the projected public image of Brazil in diplomatic and journalistic discourses (1988-2022)eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA pesquisa tem como propósito principal identificar a imagem pública projetada do Brasil nos discursos diplomáticos, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, e nos discursos jornalísticos, por meio das publicações impressas do jornal Folha de S. Paulo. Constatamos que poucas pesquisas abordam a relação entre a comunicação e a diplomacia ou a política externa nacional, principalmente na área da Comunicação. Partindo desta, e de outras percepções, e levando em conta a importância desta relação para a construção da imagem pública de uma nação perante a comunidade internacional, nos propomos a analisar os discursos jornalísticos sobre a política externa brasileira (PEB) e os discursos diplomáticos do Brasil. Temos como hipótese a ideia de que o discurso jornalístico é construído em sentido de oposição à condução da política externa nacional e, em consequência, projeta uma imagem pública antagônica à desejada pela diplomacia. Acreditamos que o posicionamento jornalístico atue no sentido da “diplomacia da mídia intermediadora” (Gilboa, 2001). Para a realização das análises adotamos como perspectiva teórico-metodológica a argumentação discursiva (AMOSSY, 2018), a partir de um protocolo de análise composto por seis estratégias argumentativas, as quais são propostas por Amossy (2018a; 2018b), encontrando referência também em Perelman (2005) e Pozobon (2019). O corpus de análise da pesquisa são a íntegra dos discursos diplomáticos do Brasil na Assembleia Geral da ONU e as reportagens, artigos de opinião e editoriais da Folha de S. Paulo, que tratam do encontro anual da ONU, no período que se estende de 1988 até 2022. Foram analisados 18 discursos diplomáticos e 36 edições impressas do jornal. Com base na análise das estratégias argumentativas, um dos aspectos identificados é que a paz é acionada nos discursos brasileiros como um valor supremo. Questões ligadas às diretrizes da condução da política externa como, cooperação, multilateralismo e integração regional, também são temas recorrentes nos discursos brasileiros. Por sua vez, a análise dos discursos jornalísticos nos permitiu identificar que há uma mudança significativa na forma como se dá a construção noticiosa ao longo dos anos. Em alguns períodos, a construção jornalística marca oposição ao governo federal e à condução da política externa, como nos governos de Lula da Silva, de Michel Temer e de Jair Bolsonaro. Neste sentido, há períodos em que a imagem pública do Brasil nos discursos jornalísticos se opõe à imagem pública que a diplomacia deseja projetar sobre o país.por
dc.contributor.advisor1Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513978248449141por
dc.contributor.referee1Nogueira, Silvia Garcia
dc.contributor.referee2Pereira, Ivan Elizeu Bomfim
dc.contributor.referee3Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.referee4Joanguete, Celestino Vaz Tomás Jone
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238174074402128por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.