dc.creator | Prates, Andressa Costa | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T14:26:42Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T14:26:42Z | |
dc.date.issued | 2023-12-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31056 | |
dc.description.abstract | The main purpose of the research is to identify the projected public image of Brazil in
diplomatic discourses, within the scope of the United Nations General Assembly, and in
journalistic discourses the printed publications of the newspaper Folha de S. Paulo. We found
that little research addresses the relationship between communication and diplomacy or national
foreign policy, especially in the area of Communication. Based on this and other perceptions
and taking into account the importance of this relationship for the construction of a nation's
public image before the international community, we propose to analyze journalistic discourses
about Brazilian foreign policy (PEB) and Brazil's diplomatic discourses. The research
hypothesis is that journalistic discourse is constructed in opposition to the conduct of national
foreign policy and, as a result, projects a public image antagonistic to that expected by
diplomacy. We believe that journalistic positioning acts towards “media-broker diplomacy”
(Gilboa, 2001). To perform the analyses, we adopted discursive argumentation as a theoreticalmethodological perspective (AMOSSY, 2018), based on an analysis protocol composed of six
argumentative strategies, which are proposed by Amossy (2018a; 2018b), also finding reference
in Perelman (2005) and Pozobon (2019). The corpus of research analysis is the entirety of
Brazil's diplomatic discourses at the UN General Assembly and reports, opinion articles and
editorials from Folha de S. Paulo, which deal with the annual UN meeting, in the period
extending from 1988 until 2022. 18 diplomatic discourses and 36 printed editions of the
newspaper were analyzed. Based on the analysis of argumentative strategies, one of the aspects
identified is that peace is used in Brazilian discourses as a supreme value. Issues linked to the
guidelines for conducting foreign policy, such as cooperation, multilateralism and regional
integration, are also recurring themes in Brazilian discourses. In turn, the analysis of journalistic
discourses allowed us to identify that there has been a significant change in the way news is
constructed over the years. In some periods, journalistic construction opposes the federal
government and the conduct of foreign policy, as in the governments of Lula, Michel Temer
and Jair Bolsonaro. In this sense, there are periods in which the public image of Brazil in
journalistic discourses opposes the image that diplomacy wants to project. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imagem pública projetada | por |
dc.subject | Discurso jornalístico | por |
dc.subject | Discurso diplomático | por |
dc.subject | Política externa | por |
dc.subject | Folha de S. Paulo | por |
dc.subject | Projected public image | eng |
dc.subject | Journalistic discourses | eng |
dc.subject | Diplomatic discourses | eng |
dc.subject | Foreign policy | eng |
dc.title | Jornalismo e política externa: a imagem pública projetada do Brasil nos discursos diplomáticos e jornalísticos (1988-2022) | por |
dc.title.alternative | Journalism and foreign policy: the projected public image of Brazil in diplomatic and journalistic discourses (1988-2022) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como propósito principal identificar a imagem pública projetada do Brasil nos
discursos diplomáticos, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, e nos discursos
jornalísticos, por meio das publicações impressas do jornal Folha de S. Paulo. Constatamos que
poucas pesquisas abordam a relação entre a comunicação e a diplomacia ou a política externa
nacional, principalmente na área da Comunicação. Partindo desta, e de outras percepções, e
levando em conta a importância desta relação para a construção da imagem pública de uma
nação perante a comunidade internacional, nos propomos a analisar os discursos jornalísticos
sobre a política externa brasileira (PEB) e os discursos diplomáticos do Brasil. Temos como
hipótese a ideia de que o discurso jornalístico é construído em sentido de oposição à condução
da política externa nacional e, em consequência, projeta uma imagem pública antagônica à
desejada pela diplomacia. Acreditamos que o posicionamento jornalístico atue no sentido da
“diplomacia da mídia intermediadora” (Gilboa, 2001). Para a realização das análises adotamos
como perspectiva teórico-metodológica a argumentação discursiva (AMOSSY, 2018), a partir
de um protocolo de análise composto por seis estratégias argumentativas, as quais são propostas
por Amossy (2018a; 2018b), encontrando referência também em Perelman (2005) e Pozobon
(2019). O corpus de análise da pesquisa são a íntegra dos discursos diplomáticos do Brasil na
Assembleia Geral da ONU e as reportagens, artigos de opinião e editoriais da Folha de S. Paulo,
que tratam do encontro anual da ONU, no período que se estende de 1988 até 2022. Foram
analisados 18 discursos diplomáticos e 36 edições impressas do jornal. Com base na análise das
estratégias argumentativas, um dos aspectos identificados é que a paz é acionada nos discursos
brasileiros como um valor supremo. Questões ligadas às diretrizes da condução da política
externa como, cooperação, multilateralismo e integração regional, também são temas
recorrentes nos discursos brasileiros. Por sua vez, a análise dos discursos jornalísticos nos
permitiu identificar que há uma mudança significativa na forma como se dá a construção
noticiosa ao longo dos anos. Em alguns períodos, a construção jornalística marca oposição ao
governo federal e à condução da política externa, como nos governos de Lula da Silva, de
Michel Temer e de Jair Bolsonaro. Neste sentido, há períodos em que a imagem pública do
Brasil nos discursos jornalísticos se opõe à imagem pública que a diplomacia deseja projetar
sobre o país. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pozobon, Rejane de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4513978248449141 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Silvia Garcia | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Ivan Elizeu Bomfim | |
dc.contributor.referee3 | Dalmolin, Aline Roes | |
dc.contributor.referee4 | Joanguete, Celestino Vaz Tomás Jone | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7238174074402128 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |