Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuerra, Raquel
dc.creatorCabral, Carolina Ribeiro
dc.date.accessioned2024-01-12T12:27:53Z
dc.date.available2024-01-12T12:27:53Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31124
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso de Graduação.por
dc.description.abstractThis research aimed to study performance photography from a feminist perspective as a device for valuing the history and memory of women in the theater scene, as well as investigating how scenic records contribute to the construction of a less feminine representation. stereotypical and sexist in the theater scene and in society. In this way, qualitative methodological procedures were used as an approach for the analysis and reflection of scenic recordings written by me of the monologues “Rebentação”, “A flor na pele”, “Petra” and “Cinco Gestos de Amor”, with conception and performance of four female artists and academics from the Performing Arts course at UFSM. As a result of this practical research, the Exhibition “Box of Memories: Women, Theater and Affects” was held, which provided a space to perpetuate a broader way of seeing women and the roles they can occupy in society and the arts. And as a theoretical result of this research, the Course Conclusion work is presented: A photographer on stage: A feminist look at recording shows.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeatropor
dc.subjectFotografia de Espetáculopor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectShow Photographyeng
dc.subjectFeminismeng
dc.titleUMA FOTÓGRAFA EM CENA: Um olhar feminista no registro de espetáculospor
dc.title.alternativeA PHOTOGRAPHER ON THE SCENE: A feminist look at recording showseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatro.por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como intuito estudar a fotografia de espetáculo a partir de uma perspectiva feminista como dispositivo para a valorização da história e da memória de mulheres na cena teatral, bem como investigar de que forma os registros cênicos contribuem para a construção de uma representação feminina menos estereotipada e sexista na cena teatral e na sociedade. Deste modo, foi utilizado procedimentos metodológicos qualitativos como abordagem para a análise e reflexão de registros cênicos de minha autoria dos monólogos “Rebentação”, “A flor na pele”, “Petra” e “Cinco Gestos de Amor”, com concepção e atuação de quatro artistas mulheres e acadêmicas do curso de Artes Cênicas da UFSM. Como resultado dessa pesquisa prática foi realizada a Exposição “Caixa de Memórias: Mulheres, Teatro e Afetos” que proporcionou um espaço para perpetuar uma forma mais ampla de enxergar a mulher e os papéis que ela pode ocupar na sociedade e nas artes. E como resultado teórico dessa pesquisa apresenta-se o trabalho de Conclusão de Curso: Uma fotógrafa em Cena: Um olhar feminista no registro de espetáculos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto