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dc.contributor.advisorMiorando, Tania Micheline
dc.creatorCanto, Florentina Rezende do
dc.date.accessioned2024-01-12T12:31:06Z
dc.date.available2024-01-12T12:31:06Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023-12-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31125
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia Noturno, UFSMpor
dc.description.abstractThrough this work, linked to the Pedagogy - Evening course, at the Federal University of Santa Maria (UFSM), I sought to reflect on the relationships of a certain Early Years class in the public network of the Municipality of São Pedro do Sul/RS, with a colleague with epilepsy, addressing inclusion. To achieve this objective, the behavior of classmates within the school environment was observed. As a theoretical reference, I took Education and Pedagogy documents, as well as articles on inclusion and epilepsy, taken from different reference sources. I bring the authors studied during the course and specialists in the educational field, including Paulo Freire, John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emília Ferreiro, Jean-Jacques Rousseau and Maria Montessori, among others. The methodology is qualitative and brings narratives that were composed through the production and understanding of memories and experiences with data collection and analysis, narrating inclusive and non-inclusive scenes in a municipal school. The work was carried out through a case study qualitative research and objective reports of experiences, to understand human behavior, based on authors such as Piaget and Vygotsky. I arrived at the results that interactions happen through everyday relationships between students in their groups. Through scenes of inclusion and non-inclusion and their appropriate observations, it is possible to perceive the interactions between children, the school environment and the adults around them. These observations and care can lead to an increasingly inclusive education, as we are attentive and sensitive to what happens daily, making it possible to use actions, scenes and games.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEpilepsiapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleQuero meu lugar: a inclusão de aluno na turma de anos iniciais no contexto escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTCC - Curso de Pedagogia Noturnopor
dc.description.resumoPor meio deste trabalho, vinculado ao curso de Pedagogia - Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busquei fazer uma reflexão acerca das relações de uma determinada turma de Anos Iniciais da rede pública do Município de São Pedro do Sul/RS, com um colega com epilepsia, abordando a inclusão. Para atingir esse objetivo foi observado o comportamento dos colegas de turma dentro do ambiente escolar. Por referencial teórico, tomei os documentos da Educação e da Pedagogia, assim como artigos sobre inclusão e epilepsia, retirados de diversas fontes de referências. Trago os autores estudados durante o curso e especialistas da área educativa, entre eles, Paulo Freire, John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emília Ferreiro, Jean-Jacques Rousseau e Maria Montessori entre outros. A metodologia é qualitativa e traz narrativas que se compuseram através da produção e compreensão das memórias e experiências com coleta e análise de dados, narrando cenas inclusivas e não-inclusivas em uma escola municipal. O trabalho se deu por um estudo de caso, pesquisa qualitativa e relatos de experiências de forma objetiva, para compreender o comportamento humano, baseados em autores como Piaget e Vygotsky. Cheguei aos resultados de que as interações acontecem através das relações cotidianas entre os alunos em seus grupos. Através de cenas de inclusão e não-inclusão e suas devidas observações, é possível perceber as interações entre as crianças, o ambiente escolar e os adultos em sua volta. Essas observações e cuidados podem levar a uma educação cada vez mais inclusiva, por estarmos atentos e sensíveis ao que acontece diariamente, possibilitando usar ações, cenas e brincadeiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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