Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorBernardete, Miranda
dc.date.accessioned2024-01-12T12:55:22Z
dc.date.available2024-01-12T12:55:22Z
dc.date.issued2023-01-23
dc.date.submitted2023-01-24
dc.identifier.citationTCC - Trabalho de Conclusão de Cursopor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31127
dc.descriptionTCC - Curso de Pedagogia Noturnopor
dc.description.abstractThe present research was carried out in the Pedagogy course for Licenciatura Noturno of the Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brazil. The research focuses on the pedagogical practices that were developed during the internship carried out in the early years of elementary school. During the Supervised Curricular Internship in the Early School Years, I realized that playfulness can help in the teaching and learning process as a facilitator during the construction of knowledge. Thus, this research has the following guiding question: What is the importance of playfulness in the teachinglearning practices carried out during the supervised internship in the early years? Having as a general objective: To review the importance of pedagogical practice in the supervised internship in the early years having playfulness as a theme in the teaching learning process. Seeking to answer the guiding question, the following specific objectives were defined: Reflect on the concept of playfulness in the teaching learning process; Highlight the importance of playfulness in teacher training and identify the importance of playfulness during the practice in the early years. This study is based on an analysis of qualitative approach, using the experience report to narrate the details of the experiences during the internship conducted in the early years. It was concluded that playfulness favors the integral development of students, because children learn better when they are playing and having fun. The theoretical basis is linked to the contributions of authors such as BRANDÃO (1985), FERNANDES (2013), FREIRE (1996), KISHIMOTO (2010), MACEDO (2005) among others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.titleAs práticas pedagógicas do estágio: Brincadeiras e jogospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCurso de Pedagogia Noturnopor
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A pesquisa versa sobre a temática das práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a realização do Estágio realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Durante o Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino, percebi que a ludicidade pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem como facilitador durante a construção do conhecimento. Assim esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: Qual a importância da ludicidade nas práticas no ensino aprendizagem realizado durante o estágio supervisionado nos anos iniciais? Tendo como objetivo geral: Rever a importância da prática pedagógica no estágio supervisionado dos anos iniciais tendo como tema a ludicidade no processo de ensino aprendizagem. Buscando responder a questão norteadora delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Refletir sobre o conceito da ludicidade no processo de ensino aprendizagem; Destacar a importância da ludicidade na formação dos professores e identificar a importância da ludicidade durante a prática nos anos iniciais. Este estudo se fundamenta numa análise de abordagem qualitativa, utilizando o relato de experiência para narrar os detalhes das experiências vivenciadas durante o estágio realizado nos anos iniciais. Concluiu-se que a ludicidade favorece o desenvolvimento integral dos alunos, pois as crianças aprendem melhor quando estão brincando e se divertindo. O embasamento teórico vincula-se às contribuições de autores como BRANDÃO (1985), FERNANDES (2013), FREIRE (1996), KISHIMOTO (2010), MACEDO (2005) entre outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto