dc.contributor.advisor | Mota, Lúcius Batista | |
dc.creator | Tavares, Laerte de Arruda | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T10:31:52Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T10:31:52Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31136 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2021. | por |
dc.description | A data de defesa inserida está de acordo com a ata de defesa. | por |
dc.description.abstract | The present article proposes the transcription of Camargo Guarnieri's Sonatina for Flute and Piano into a Sonatina for Oboe and Piano. Therefore, the main goal of this transcription is due to the lack of works written for the Oboe, which for instance, is a global concern within Oboe players' society. Firstly, Finale was the editing score software used to make the transcription of the original score, such as changes in the pitch and adaptations of some notes that fit better in the Oboe's characteristics. Secondly, several tonalities were tested by playing the Oboe's transposition until finding a key signature that best represents the Oboe's resonance, language, and characteristics. Afterward, It was executed a descriptive analysis of each movement to maintain accurate changes in the piece, such as other analyses available by Marion Verhalen (2001), Flávio Silva (2001), and Nilton Antônio Moreira Júnior (2013). To conclude, a transcribed score for the Oboe and piano will be available in the appendix by the end of this article. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Camargo Guarnieri | por |
dc.subject | Transcrição | por |
dc.subject | Oboé | por |
dc.subject | Sonatina | por |
dc.subject | Transcription | eng |
dc.subject | Sonatine | eng |
dc.title | Processo de transcrição e performance da Sonatina de Camargo Guarnieri: uma transcrição de flauta e piano para oboé e piano | por |
dc.title.alternative | Process of transcription and performance of Camargo Guarnieri's Sonatine: a transcription from flute and piano to oboe and piano | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como premissa apresentar uma proposta de transcrição da obra Sonatina para flauta e piano do compositor Camargo Guarnieri, transcrevendo para a formação oboé e piano. Para isso transpondo a partitura original em um software de edição de partitura, Finale, alterando a sua altura original e em alguns trechos a suas notas para se melhor adequar as características do oboé. A justificativa para a realização do trabalho é devido as poucas obras dos grandes compositores destinadas ao oboé, uma inquietação presente no cenário nacional e internacional. Para realização da transcrição foram testadas várias versões com transposições em diferentes alturas para que fosse escolhido, por meio de experimentação tocando, a melhor tonalidade se adequasse as características originais em seguida, adaptados alguns trechos que idiomaticamente não funcionariam da mesma forma para o oboé. Para que se desse com devida fundamentação as mudanças da peça foi feita uma análise descritiva dos movimentos comparando com outras análises de encontradas como de Marion Verhalen (2001), Flávio Silva (2001) e de Nilton Antônio Moreira Júnior (2013). Será disponibilizada em anexo a partitura transposta para oboé e piano. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |