Percepção de gestores e cidadãos sobre as cidades inteligentes: um estudo de caso em um município brasileiro de pequeno porte
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Data
2023-09-29Primeiro membro da banca
Bichueti, Roberto Schoproni
Segundo membro da banca
Wiedenhoft, Guilherme Costa
Metadata
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Atualmente, nos meios de comunicação é fácil encontrar menções sobre projetos inovadores
da gestão pública, que fazem uso das tecnologias de informação e comunicação nas mais
diversas áreas bem como de premiações e rankings que atribuem o “rótulo” de inteligência às
cidades. No entanto, não se sabe em que medida isso é percebido e reconhecido pela
sociedade como um todo, especialmente pelos habitantes desses municípios. Diante disto, a
pesquisa tem por objetivo compreender como é percebido o conceito “smart” e os aspectos
relacionados a uma cidade inteligente pelos gestores e cidadãos de um município brasileiro de
pequeno porte, tendo sido escolhido o município de Madre de Deus (BA). A coleta de dados
ocorreu em duas etapas: a qualitativa, que envolveu entrevistas com gestores participantes do
desenvolvimento de projetos e ações “smart” no município escolhido e, pesquisa documental,
sendo analisados os principais documentos estratégicos do desenvolvimento da cidade ligados
às iniciativas e projetos “smart”; e, a quantitativa, com aplicação de uma survey com os
cidadãos do município escolhido. Na etapa qualitativa, optou-se por uma entrevista
estruturada, composta de 20 perguntas, divididas em três blocos. Na quantitativa, aplicou-se
um questionário estruturado com 31 questões, divididas em duas partes. Para a primeira, 19
questões relacionadas à percepção quanto ao conceito de Smart City e suas associações, bem
como à percepção e expectativas dos cidadãos quanto às áreas de atuação/soluções
tecnológicas específicas no município de Madre de Deus, foram utilizados como base
investigativa os estudos de Cunha et al.(2016) e Santos (2019). A segunda parte continha
questões referentes aos dados socioeconômicos dos cidadãos, de conhecimento sobre
iniciativas e projetos “smart” desenvolvidos e sobre a participação cidadã em Madre de Deus.
Essa estrututura, antes da aplicação, foi submetida a uma validação com especialistas. O
procedimento de análise dos dados envolveu três etapas: na parte qualitativa foi realizada a
análise de conteúdo; na parte quantitativa foram realizadas análises descritivas e, por fim, a
triangulação dos dados. Quanto ao conceito, os resultados indicam que há uma divergência
entre as visões, enquanto a dos gestores parece estar mais alinhada à abordagem holística, as
respostas dos cidadãos se aproximam mais da abordagem tecnocêntrica. Houve também
divergência sobre a percepção do interesse dos cidadãos em participar das definições.
Enquanto gestores acreditam que há pouco interesse dos cidadãos em participar, os cidadãos
indicam que estão interessados, mas que não participam por não terem conhecimento do que
está sendo desenvolvido. Quanto às expectativas de contribuições de uma cidade inteligente e
às ações elencadas, as percepções convergem, assim como o entendimento de que a
tecnologia tem alto impacto na qualidade dos serviços prestados em todas as dimensões,
apesar de já haver reconhecimento de parte dos gestores que antes de se discutirem as
soluções tecnológicas, é preciso atender as necessidades mais básicas. Apesar de Madre de
Deus ter implementado projetos nas diferentes dimensões e, construído um caminho para se
tornar uma cidade inteligente, muitas das ações estratégicas não estão em funcionamento ou sendo utilizadas no momento, inclusive aquelas reconhecidas como importantes pelos
cidadãos.
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