Mostrar registro simples

dc.creatorSoares, Deivanira Vasconcelos
dc.date.accessioned2024-01-17T13:31:14Z
dc.date.available2024-01-17T13:31:14Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31161
dc.description.abstractThe relationship between women and the time of their existence in fiction, with a historical background from the 18th century, is the reflexive impulse of this study, which is mainly based on the denouncing voice/writing of Isabel, a character in the epistolary novel Carta à Rainha louca (2019), by Maria Valéria Rezende. To establish an intertemporal and interartistic comparison, representative of this era of image, we chose Felicidade, from the film Mar de rosas (1977), by Ana Carolina, to demarcate, chronologically, possibilities of approximations and/or distances between the characters and fictional/historical events read. from the perspective of being a woman in the world. The theoretical problem that the thesis answers involves the limited relationship of the effect of tripartite time on these women and the elaboration of their self-awareness of being in the “patriarchal here and now”. We currently call this the time for a conscious alert indicating that the “object women” of a context by force of the established world order are the same actors, agents of change necessary for an experience beyond traditionalist repetition. Our methodology is critical and comparative analysis woven in order to understand the characters and their afflictions in dealing with temporality. We analyze the writings and voices in the epistle and in the film, observing the fictional developments of the narration of their existence in light of the conceptions of time and the work of this other, presently. With this intention, we reflect on the relationship between woman/narrative time and woman/historical time, moving through this cultural discursive set to understand the action of the scene and its symbolic mediations because it is from historical time that the time of action is borrowed. The theoretical basis that underpins time in research discusses, from the perspective of contemporary feminist criticism, contributions from Paul Ricoeur (2010), Gilles Deleuze (2012; 2021), Giorgio Agamben (2021), and others; on the bridge for the necessary historical, social and political discussion that the novel demands, we look for Mary del Priore (2019; 2020), Liana Reis (1989), Flávia Biroli (2014), Carla Akotirene (2020), Virgínia Woolf (2019), Pierre Bourdieu (2018), and Sueli Carneiro (2011).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMulherpor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectTempo presentementepor
dc.subjectMaria Valéria Rezendepor
dc.subjectAna Carolinapor
dc.subjectCarta à rainha loucapor
dc.subjectMar de rosaspor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectTime presentlyeng
dc.titleDa Carta à rainha louca ao Mar de rosas: o presentemente feminino e os desafios da históriapor
dc.title.alternativeFrom the Carta à rainha louca to the Mar de rosas: the feminine presently and the challenges of historyeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA relação da mulher com o tempo de sua existência na ficção, com fundo histórico setecentista é o impulso reflexivo deste estudo, que tem como principal base a voz/escrita denunciadora de Isabel, personagem do romance epistolar Carta à rainha louca (2019), de Maria Valéria Rezende. Para estabelecer comparação intertemporal e interartística, representativa dessa era da imagem, escolhemos Felicidade, do filme Mar de rosas (1977), de Ana Carolina, para demarcar, cronologicamente, possibilidades de aproximações e/ou distanciamentos entre as personagens e acontecimentos ficcionais/históricos lidos a partir da perspectiva do ser mulher no mundo. O problema teórico que a tese responde envolve a limitada relação do efeito do tempo tripartido sobre essas mulheres e a elaboração de uma autoconsciência delas de estar no “aqui e agora patriarcal”. A isso chamamos presentemente, tempo de um alertar consciente indicativo de que as “mulheres objetos” de um contexto por força da ordem de mundo estabelecida são as mesmas atuantes, agentes de mudanças necessárias para uma vivência no além da repetição tradicionalista. Temos por metodologia a análise crítica e comparada tecida de modo a compreender as personagens e suas aflições de lida com a temporalidade. Analisamos os escritos e as vozes na epístola e no filme, observando os desdobramentos ficcionais da narração de suas existências diante das concepções de tempo e da perlaboração desse outro, presentemente. Nessa intenção, refletimos sobre a relação mulher/tempo narrativo e mulher/tempo histórico, transitando por esse conjunto discursivo cultural para compreendermos a ação da cena e suas mediações simbólicas porque é do tempo histórico que se toma por empréstimo o tempo da ação. A base teórica que fundamenta o tempo na pesquisa discute, no viés da crítica feminista contemporânea, contribuições de Paul Ricoeur (2010), Gilles Deleuze (2012; 2021), Giorgio Agamben (2021), e outros; na ponte pela necessária discussão histórica, social e política que o romance exige, buscamos Mary del Priore (2019; 2020), Liana Reis (1989), Flávia Biroli (2014), Carla Akotirene (2020), Virgínia Woolf (2019), Pierre Bourdieu (2018), e Sueli Carneiro (2011).por
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Brum
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761por
dc.contributor.referee1Silva, Kátia Carvalho da
dc.contributor.referee2Silva, Ana Cláudia de Oliveira da
dc.contributor.referee3Zamberlan, Lucas da Cunha
dc.contributor.referee4Felippe, Renata Farias de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060041874116947por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International