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dc.contributor.advisorMartins, Vera Sirlei
dc.creatorVasconcellos, Júlia dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-19T14:45:24Z
dc.date.available2024-01-19T14:45:24Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, S. J. Comunicação, raça e classe: um olhar das relações públicas para as campanhas de moda da Arezzo e C&A. 2023. 74p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Relações Públicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31181
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the advertising campaigns of the C&A and Arezzo brands construct narratives about race and class, reflecting on their brand positioning. To achieve this purpose, we conducted theoretical reflections and defined concepts, presenting the elements that characterize marketing communication (KUNSCH, 2003), intersectionality of race and social classes (CRENSHAW, 2002) in both brands. Methodologically, we adopted a descriptive qualitative approach, using bibliographic research, documentary research, and content analysis (BARDIN, 1977). In total, we analyzed 79 posts published on the Instagram profiles of both brands during the months of January, February, and March 2023. Through this analysis, we understood the marketing communication strategy adopted by these brands and how it adjusts according to the social class of their target audiences. Additionally, we observed how fashion plays a role in the dissemination of trends and how brands have the social responsibility to promote inclusive communications to contribute to the reduction of social inequalities. We highlight that fashion not only influences trends and standards but also plays a crucial role in the representation of diversity, emphasizing the need for significant progress in the visibility of black individuals. In this context, the importance of Public Relations professionals being attentive to diversity issues is emphasized, recognizing the impact that major brands can have as effective agents of social transformations. This study emphasizes that there is a long way to go to ensure a more inclusive and equitable representation in the fashion industry.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiversidade e modapor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectClasses Sociaispor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDiversity and fashioneng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectSocial Classeseng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleComunicação, raça e classe: um olhar das relações públicas para as campanhas de moda da arezzo e c&apor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Públicas - Bachareladopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como as campanhas publicitárias das marcas C&A e Arezzo constroem narrativas sobre raça e classe, refletindo em seus posicionamentos de marca. Para atingir esse propósito, realizamos reflexões teóricas e definimos conceitos, apresentando os elementos que caracterizam a comunicação mercadológica (KUNSCH, 2003), interseccionalidade de raças e classes sociais (CRENSHAW, 2002) em ambas as marcas. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Ao todo, analisamos 79 postagens veiculadas nos perfis do Instagram de ambas as marcas durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. Através dessa análise, compreendemos a estratégia de comunicação mercadológica adotada por essas marcas e como ela se ajusta conforme a classe social de seus públicos de interesse. Além disso, observamos como a moda desempenha um papel na disseminação de tendências e como as marcas têm a responsabilidade social de promover comunicações inclusivas para contribuir com a redução das desigualdades sociais. Destacamos que a moda não apenas influencia tendências e padrões, mas também desempenha um papel crucial na representação de diversidade, ressaltando a necessidade de um progresso significativo na visibilidade de pessoas negras. Nesse contexto, ressalta-se a importância de profissionais de Relações Públicas estarem atentos às questões de diversidade, reconhecendo o impacto que grandes marcas podem ter ao se tornarem agentes efetivos de transformações sociais. Este estudo enfatiza que há um longo caminho a ser percorrido para garantir uma representação mais inclusiva e equitativa na indústria da moda.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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