dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Rodrigues, Amanda Brenner | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T12:42:23Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T12:42:23Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31257 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The objective of this work is to find scientific productions that answer the question: "What is the Impact of the ADHD Diagnosis on the Schooling Process of Students in the Early Years?". To this end, in the form of a Systematic Review, four portals of journals were used in the search: CAPES, Scielo, Redalyc, and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The results of this study point to the following themes as the impact of diagnostic production: punishment of difference, legitimization of the school through diagnostic production, production of self-deprecating discourses, and promotion of student illness. Considering that the Systematic Review subsidizes a broad contact with different authors and works, this work has comprehensive theoretical support; which provides a broad experience around the scientific productions about the Impacts of ADHD Diagnosis in the Schooling Process of Students from the Early Years. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade | por |
dc.subject | Impacto | por |
dc.subject | Revisão Sistemática | por |
dc.subject | Diagnosis | eng |
dc.subject | Attention Deficit Hyperactivity Disorder | eng |
dc.subject | Impact | eng |
dc.subject | Systematic Review | eng |
dc.title | O impacto do diagnóstico de TDAH no processo de escolarização dos estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática. | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é encontrar produções científicas que respondam à indagação: “Qual é o Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais?”. Para tanto, em forma de uma Revisão Sistemática, foram utilizados quatro portais de periódicos para compor as buscas: CAPES, Scielo, Redalyc e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados deste estudo apontam como impacto da produção diagnóstica os seguintes temas: punição à diferença, legitimação da escola a partir da produção diagnóstica, produção de discursos autodepreciativos e promoção do adoecimento de estudantes. Tendo em vista que a Revisão Sistemática subsidia um amplo contato com diferentes autores e obras, este trabalho tem apoio teórico abrangente; o qual propicia uma ampla experiência em torno das produções científicas acerca dos Impactos do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |