Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorTaborda, Daiane Fontana
dc.date.accessioned2024-01-24T12:42:54Z
dc.date.available2024-01-24T12:42:54Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31260
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe object of this research is the subject of Robotics as a construction of learning for students with high abilities/giftedness (HA/G), a subject that challenges many schools to get to know and choose this pedagogical tool to help their students learn. Through this study, we seek to investigate the contributions of Educational Robotics in the learning of students with HA/G. Thus, this work was organized into three chapters that discuss the theme. In the first chapter, the study presents the subject with high abilities/giftedness, seeking to bring the conceptions of schools in the context of high abilities/giftedness, making a relationship between children, learning and technologies. The second chapter discusses the objectives of special education, within an inclusive scope, focused on high abilities/giftedness, as well as extracurricular and intracurricular enrichment activities as a learning tool for students. The third chapter was designed in order to bring some pedagogical experiences with educational robotics, in addition to the objectives that this technology defines. It also seeks to investigate which are the strategies used in practice in Educational Robotics. In the entirety of this research, bibliographical and documentary research was used as a methodology, in a qualitative approach to the research problem, which occurred in different bases, such as articles, works and magazines, being chosen two dissertations for analysis. The theoretical basis was supported by authors such as: Renzulli (2004), Gardner (1988), Mendes (2018), Pustilnik (2018) among many others, including legal documents in our country. The realization of this research made it possible to state that educational robotics helps in student learning, because in addition to being a playful activity, students are the protagonists of their own learning, which makes it more meaningful, but there are still many challenges regarding the subject.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRobótica Educacionalpor
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEducational Roboticseng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleA robótica educacional como construção do conhecimento de alunos com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objeto de estudo o tema Robótica como construção da aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assunto que desafia muitas escolas a conhecerem e optarem por essa ferramenta pedagógica, para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Busca-se por meio desse estudo, investigar as contribuições da Robótica Educacional nas aprendizagens dos alunos com AH/SD. Dessa forma, este trabalho foi organizado em três capítulos que discutem a temática. No primeiro capítulo, o estudo apresenta o sujeito com AH/SD, buscando trazer as concepções das escolas no contexto das AH/SD, fazendo uma relação das crianças, da aprendizagem e das tecnologias. No segundo capítulo são abordados os objetivos da Educação Especial, no âmbito inclusivo, voltado às AH/SD, bem como as atividades de enriquecimento extracurricular e intracurricular como uma ferramenta de aprendizagem para os alunos. Já o terceiro capítulo foi pensado a fim de trazer algumas experiências pedagógicas com a robótica educacional, além dos objetivos que esta tecnologia define. Busca-se também fazer uma investigação de quais são as estratégias utilizadas na prática em Robótica Educacional. Na totalidade desta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa do problema de pesquisa, que ocorreu em diferentes bases, como artigos, obras e revistas. A partir da procura na Base de Dados Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foram escolhidas duas dissertações para análise. O embasamento teórico, foi sustentado por autores como: Renzulli (2004), Gardner (1988), Mendes (2018), Pustilnik (2018) dentre muitos outros, incluindo documentos legais regentes em nosso país. A realização desta pesquisa possibilitou afirmar que a robótica educacional auxilia na aprendizagem dos alunos, pois além de ser uma atividade lúdica, os alunos são os protagonistas da própria aprendizagem, o que a torna mais significativa, porém ainda há muitos desafios acerca da temática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto