Reflexões sobre a constituição da docência na escola contemporânea
Resumo
O presente estudo objetiva realizar reflexões sobre a constituição da docência, mais especificamente considerando a configuração da escola contemporânea. Nesse âmbito, buscou-se fazer reflexões sobre a constituição da docência na escola
contemporânea, compreendendo como se configura a escola na atualidade e as demandas que a atingem, procurando problematizar como esta realidade tem afetado a constituição dos docentes que atuam nela. Assim, foi utilizada como metodologia de pesquisa uma entrevista semiestruturada com dois professores de diferentes áreas que exercem a docência em uma escola da rede pública municipal de ensino de Santa Maria/RS. A partir da análise das entrevistas foi possível evidenciar que há demandas singulares enfrentadas por cada um dos professores no contexto da escola, e há também aspectos que recorrem nas duas entrevistas. Em especial foi possível compreender que a falta de recursos materiais e infraestrutura para o desenvolvimento de suas práticas docentes, e os impactos causados pelo tempo de ensino remoto, durante o contexto pandêmico, ocasionado pela Covid-19, são aspectos que hoje afetam a forma como eles se constituem professores e exercem a docência. Nesse sentido, também foi possível evidenciar que a partir das diferenças de atuação entre os professores, considerando o papel que cada um estabelece nesse espaço, suas vivências e valores, encontram conflitos diferentes em sua prática e a partir disso, criam estratégias para a defesa da escola, da educação e da profissão.
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