Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhoz, Maria Alcione
dc.creatorRodrigues, Tahys Aparecida
dc.date.accessioned2024-01-29T12:59:27Z
dc.date.available2024-01-29T12:59:27Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31298
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research is the result of a course completion work in Special Education linked to the Education Center, of the Federal University of Santa Maria. Its general objective is accomplish a bibliographical research in order to deepen the theory on youth and adult education and the inclusion of students with intellectual disabilities. The theoretical foundation of this work is based on authors such as Mazzotta, Silva and Menezes, Edler, among others. The methodological approach of the work consists of a bibliographical research with a qualitative proposal. At first, I selected texts related to the theme. Subsequently, I read them in full and analyzed how inclusion has been taking place according to the behaviors of youth and adult education teachers who were present in the texts. As a general result of this research, I observed that the inclusion of students with intellectual disabilities in young and adult education has not actually been taking place, for reasons such as infantilization and the lack of adequate training for teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectDeficiência Intelectualpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleA educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativeYoung and adult education and the inclusion of students with intellectual disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Diurno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica com o fim de fazer um aprofundamento teórico sobre a educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual. A fundamentação teórica deste trabalho está baseada em autores como Mazzotta, Silva e Menezes, Edler, entre outros. A abordagem metodológica do trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica com uma proposta qualitativa. Em um primeiro momento, selecionei textos relacionados à temática. Posteriormente, li-os na íntegra e fiz uma análise de como vem ocorrendo a inclusão de acordo com os comportamentos dos professores da educação de jovens e adultos que estavam presentes nos textos. Como resultado geral desta pesquisa observei que a inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos não vêm de fato ocorrendo, por motivos como a infantilização e a falta de formação adequada dos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto