Desenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científica
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Data
2023-02-03Autor
Freitas, Evelyn Rozalino de
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O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado nas escolas brasileiras de uma forma geral, e especificamente aos alunos com dislexia. A metodologia utilizada teve como base o método proposto em artigos de revisão sistemática, sendo definida para a coleta de dados o Portal Scientific Electronic Library Online - SciELO e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Dentre os 17 resultados selecionados previamente nas bases de dados, apenas nove atenderam plenamente aos critérios de inclusão. Os resultados apontam que: a) o público para qual o DUA foi implementado nas escolas brasileiras, abrangeu o público-alvo da Educação Especial, incluindo alunos com deficiência sem especificação, alunos sem deficiência, acadêmicos(as) do Ensino Superior e/ou com professores da Educação Básica; b) a maioria das formações dos profissionais e participantes dos estudos é da área da Educação, entretanto, outras áreas foram identificadas sendo estas relacionadas aos processos didáticos pedagógicos e de ensino e aprendizagem condizente aos objetivos de cada investigação; c) somente um dos nove artigos não apontou indícios da operacionalização dos três princípios do DUA (engajamento, representação, ação e expressão), os demais estudos atenderam aos princípios, entretanto, as práticas ocorreram de formas distintas; d) nenhum dos artigos selecionados implementou o DUA com alunos com dislexia, porém, é provável haver publicações em outras bases de dados que não foram contempladas neste estudo; e) dos nove artigos, os seis que realizaram seus estudos partindo dos princípios do DUA, conseguiram promover a aprendizagem, mas também a inclusão, pois foram aplicados tanto com alunos com e/ou sem deficiência, sendo este um dos principais propósitos do DUA. Conclui-se que DUA é um assunto atual, emergente e necessário para as escolas que tenham como objetivo principal a educação inclusiva e, desta forma, basilar a todos os profissionais envolvidos neste contexto.
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