Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Lucas Santiago dos
dc.date.accessioned2024-02-02T13:56:10Z
dc.date.available2024-02-02T13:56:10Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31360
dc.description.abstractThis study aims to conduct an analysis of ethno-racial relations in the training of teachers in the field of Biological Sciences, based on research and documents, with the goal of contributing to a more inclusive and conscious education regarding ethno-racial diversity. The research is characterized as a qualitative approach, in which a Systematic Literature Review (SLR) was conducted using the databases of the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) on curriculum and/or initial training in Biological Sciences and Ethno-racial Education (ERER), employing the Content Analysis method proposed by researcher Laurence Bardin (2011) for categorizing the studies. Additionally, a documentary analysis of the Pedagogical Projects of the Biological Sciences Teacher Education Programs and syllabi from five public universities in Rio Grande do Sul was carried out, applying Content Analysis as well. The results of the Systematic Review reveal that the difficulties and challenges faced in implementing Ethno-racial Education (ERER) are remarkably similar, regardless of the location of Higher Education Institutions (HEIs). Similarly, the results of the analysis of curricula and syllabi of HEIs in RS show that the courses, up to this point, have not given due importance to this crucial dimension of education. Although they comply with legal requirements, they often limit themselves to proposing elective rather than mandatory courses or courses with low hours that address various topics in a single discipline, such as ethno-racial, gender, sexual, and religious diversity. Therefore, it is essential to subsequently investigate how this theme materializes in the pedagogical practice of these Biological Sciences courses. Moreover, educational initiatives should be developed that incorporate new concepts such as afroperspectivism, developed in Brazil by philosopher and UFRRJ professor Renato Noguera, with the aim of overcoming the exclusionary conception of life and teaching originating from colonial thought.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRaçapor
dc.subjectDiversidade étnico-racialpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectRaceeng
dc.subjectEthnic-racial diversityeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectBiological scienceseng
dc.titleFormação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educaçãopor
dc.title.alternativeTeacher training in biological sciences and raciality: between 'us' and 'them' in educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva e consciente da diversidade étnico-racial. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, no qual se realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre currículo e/ou formação inicial em Ciências Biológicas e a ERER, utilizando a Análise de Conteúdo da pesquisadora Laurence Bardin (2011) para categorização dos estudos. Em seguida, também foi elaborada uma análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e ementas, de cinco universidades públicas do Rio Grande do Sul, e aplicado a Análise de Conteúdo. Os resultados da Revisão Sistemática, revelam que as dificuldades e desafios enfrentados na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) são notavelmente semelhantes, independentemente da localização das Instituições de Ensino Superior (IES). Tal como, os resultados da análise dos currículos e ementas das IES do RS evidenciam que os cursos, até o momento, não têm dado a devida relevância a essa importante dimensão da educação, embora atendam aos requisitos legais, ainda se limitam a propor disciplinas eletivas, ao invés de obrigatórias, ou de baixa carga horária que trabalham diversos assuntos em uma única disciplina, como diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa. Com isto, é fundamental posteriormente se investigue como a temática se materializa na prática pedagógica destes cursos de Ciêicias Biológicas. Assim como, se construa ações educativas que incorporem novos conceitos como o afroperspectivismo, desenvolvido no Brasil, pelo filósofo e professor da UFRRJ Renato Noguera, que tem como proposta superar a concepção excludente de vida e ensino, oriunda da colonização do pensamento.por
dc.contributor.advisor1Chitolina, Maria Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401319386725357por
dc.contributor.advisor-co1Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.contributor.referee1Nunes, Marta Regina dos Santos
dc.contributor.referee2Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821708601902561por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International