dc.creator | Santos, Lucas Santiago dos | |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T13:56:10Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T13:56:10Z | |
dc.date.issued | 2023-11-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31360 | |
dc.description.abstract | This study aims to conduct an analysis of ethno-racial relations in the training of teachers in the
field of Biological Sciences, based on research and documents, with the goal of contributing to
a more inclusive and conscious education regarding ethno-racial diversity. The research is
characterized as a qualitative approach, in which a Systematic Literature Review (SLR) was
conducted using the databases of the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the
Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) on curriculum and/or initial training in
Biological Sciences and Ethno-racial Education (ERER), employing the Content Analysis
method proposed by researcher Laurence Bardin (2011) for categorizing the studies.
Additionally, a documentary analysis of the Pedagogical Projects of the Biological Sciences
Teacher Education Programs and syllabi from five public universities in Rio Grande do Sul was
carried out, applying Content Analysis as well. The results of the Systematic Review reveal that
the difficulties and challenges faced in implementing Ethno-racial Education (ERER) are
remarkably similar, regardless of the location of Higher Education Institutions (HEIs).
Similarly, the results of the analysis of curricula and syllabi of HEIs in RS show that the courses,
up to this point, have not given due importance to this crucial dimension of education. Although
they comply with legal requirements, they often limit themselves to proposing elective rather
than mandatory courses or courses with low hours that address various topics in a single
discipline, such as ethno-racial, gender, sexual, and religious diversity. Therefore, it is essential
to subsequently investigate how this theme materializes in the pedagogical practice of these
Biological Sciences courses. Moreover, educational initiatives should be developed that
incorporate new concepts such as afroperspectivism, developed in Brazil by philosopher and
UFRRJ professor Renato Noguera, with the aim of overcoming the exclusionary conception of
life and teaching originating from colonial thought. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Raça | por |
dc.subject | Diversidade étnico-racial | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Race | eng |
dc.subject | Ethnic-racial diversity | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject | Pedagogical project | eng |
dc.subject | Biological sciences | eng |
dc.title | Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação | por |
dc.title.alternative | Teacher training in biological sciences and raciality: between 'us' and 'them' in education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de
professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando
contribuir para uma formação mais inclusiva e consciente da diversidade étnico-racial. A
pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, no qual se realizou uma Revisão
Sistemática de Literatura (RSL) nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da
CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre currículo e/ou formação
inicial em Ciências Biológicas e a ERER, utilizando a Análise de Conteúdo da pesquisadora
Laurence Bardin (2011) para categorização dos estudos. Em seguida, também foi elaborada
uma análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas e ementas, de cinco universidades públicas do Rio Grande do Sul, e aplicado a
Análise de Conteúdo. Os resultados da Revisão Sistemática, revelam que as dificuldades e
desafios enfrentados na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) são
notavelmente semelhantes, independentemente da localização das Instituições de Ensino
Superior (IES). Tal como, os resultados da análise dos currículos e ementas das IES do RS
evidenciam que os cursos, até o momento, não têm dado a devida relevância a essa importante
dimensão da educação, embora atendam aos requisitos legais, ainda se limitam a propor
disciplinas eletivas, ao invés de obrigatórias, ou de baixa carga horária que trabalham diversos
assuntos em uma única disciplina, como diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa.
Com isto, é fundamental posteriormente se investigue como a temática se materializa na prática
pedagógica destes cursos de Ciêicias Biológicas. Assim como, se construa ações educativas que
incorporem novos conceitos como o afroperspectivismo, desenvolvido no Brasil, pelo filósofo
e professor da UFRRJ Renato Noguera, que tem como proposta superar a concepção excludente
de vida e ensino, oriunda da colonização do pensamento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Chitolina, Maria Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4401319386725357 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Zanini, Maria Catarina Chitolina | |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Marta Regina dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2821708601902561 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |