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dc.contributor.advisorSilva, Mitieli Seixas da
dc.creatorSousa, Vinicius Fulas de
dc.date.accessioned2024-02-02T14:54:28Z
dc.date.available2024-02-02T14:54:28Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31377
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas - Curso de Filosofia Bacharelado, RS, 2023.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetafísicapor
dc.subjectRevolução Copernicana da Filosofiapor
dc.subjectTranscendentalpor
dc.subjectconhecimentopor
dc.subjectKantpor
dc.titleO Projeto Crítico de Kant nos prefácios e na introdução da crítica da razão pura: a metafísica no curso seguro de uma ciênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationBacharelado em Filosofiapor
dc.description.resumoEmbora seja célebre o pano de fundo da Crítica da razão pura, muito ainda se discute com respeito a seus intentos, objetivos e tematizações centrais. A ocupação de Kant em sua obra mais conhecida poderia ser reduzida à formulação de uma epistemologia ou à fundamentação de um tipo de metafísica? No presente trabalho, nos debruçamos sobre estas questões tendo por base os Prefácios e a Introdução B da Crítica, examinando-os a partir de três aspectos: o que se quer fazer, como se pretende fazer e quais seus resultados. Assim, no primeiro momento identificamos a chamada hipótese da Revolução Copernicana da Filosofia como inserida na tentativa de uma revolução fundamental do método da Metafísica e, ao mesmo tempo, na transformação do conceito de a priori. No segundo, identificamos o método de Kant de demonstração de seu novo conhecimento apriorístico, o transcendental, como sendo um processo de abstração de uma experiência como representação, tomando as reflexões iniciais da Estética Transcendental e as discussões sobre o conceito de espaço. No terceiro, esboçamos os resultados dessa revolução de método no tocante à Metafísica e na atuação nas esferas teórica e prática da razão pura. Ao fim, concluímos que Kant só pode ser compreendido na medida que se percebe a intercalação de tematizações entre metafísica e epistemologia, coisa bem sintetizada na imagem de Kant como um cientista da razão pura.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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