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dc.contributor.advisorMayer, Ricardo
dc.creatorAraujo, Larissa Carvalho de
dc.date.accessioned2024-02-02T15:28:44Z
dc.date.available2024-02-02T15:28:44Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.date.submitted2023-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31385
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present study aims to unveil the marketing strategies of the beauty industry in Brazil with a view to the symbolic reproduction of the stratification processes that develop in Brazilian society. In this sense, the analysis was developed from the theoretical lenses of Pierre Bourdieu's sociology. Indeed, the empirical object of this work consists of a selection of advertising pieces, advertisements for cosmetic products, as well as the positioning in the beauty market of the cosmetic brands Natura, Avon, Boticário and L’Oréal. Our purpose is to understand how the cosmetics industry in Brazil contributes to the construction of the symbolic representation of social classes. To this end, the analysis of the social logics that govern the market strategies of the main manufacturers of cosmetic products in the country, included temporal sections of advertisements from the 20th and 21st centuries to highlight how the industry modifies its advertising language according to the processes of social change and consequent transformation of dominant aesthetic standards.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndústria da belezapor
dc.subjectCapital Simbólicopor
dc.subjectHabituspor
dc.subjectClasses Sociaispor
dc.subjectBeauty industryeng
dc.subjectSymbolic Capitaleng
dc.subjectHabituseng
dc.subjectSocial classeseng
dc.titleA indústria de cosméticos, capital simbólico e classes sociais: estruturação social a partir da indústria de beleza no Brasilpor
dc.title.alternativeThe cosmetics industry, symbolic capital and social classes: social stratification from the beauty industry in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO presente estudo tem como intuito desvendar as estratégias mercadológicas da indústria da beleza no Brasil tendo em vista a reprodução simbólica dos processos de estratificação que se desenvolvem na sociedade brasileira. Nesse sentido, a análise foi desenvolvida a partir das lentes teóricas da sociologia de Pierre Bourdieu. Com efeito, o objeto empírico deste trabalho é constituído por uma seleção de peças publicitárias, propagandas de produtos cosméticos, bem como do posicionamento no mercado de beleza das marcas de cosméticos Natura, Avon, Boticário e L’Oréal. Nosso propósito é compreender de que maneira a indústria de cosméticos no Brasil concorre para a construção da representação simbólica das classes sociais. Para tanto, a análise das lógicas sociais que governam as estratégias de mercado dos principais fabricantes de produtos cosméticos no país contou com recortes temporais de propagandas dos séculos XX e XXI para destacar como a indústria modifica sua linguagem publicitária conforme os processos de mudança social e consequente transformação dos padrões estéticos dominantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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