dc.contributor.advisor | Mayer, Ricardo | |
dc.creator | Araujo, Larissa Carvalho de | |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T15:28:44Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T15:28:44Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31385 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to unveil the marketing strategies of the beauty industry in Brazil with
a view to the symbolic reproduction of the stratification processes that develop in Brazilian
society. In this sense, the analysis was developed from the theoretical lenses of Pierre
Bourdieu's sociology. Indeed, the empirical object of this work consists of a selection of
advertising pieces, advertisements for cosmetic products, as well as the positioning in the
beauty market of the cosmetic brands Natura, Avon, Boticário and L’Oréal. Our purpose is to
understand how the cosmetics industry in Brazil contributes to the construction of the
symbolic representation of social classes. To this end, the analysis of the social logics that
govern the market strategies of the main manufacturers of cosmetic products in the country,
included temporal sections of advertisements from the 20th and 21st centuries to highlight
how the industry modifies its advertising language according to the processes of social
change and consequent transformation of dominant aesthetic standards. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Indústria da beleza | por |
dc.subject | Capital Simbólico | por |
dc.subject | Habitus | por |
dc.subject | Classes Sociais | por |
dc.subject | Beauty industry | eng |
dc.subject | Symbolic Capital | eng |
dc.subject | Habitus | eng |
dc.subject | Social classes | eng |
dc.title | A indústria de cosméticos, capital simbólico e classes sociais: estruturação social a partir da indústria de beleza no Brasil | por |
dc.title.alternative | The cosmetics industry, symbolic capital and social classes: social stratification from the beauty industry in Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como intuito desvendar as estratégias mercadológicas da indústria da
beleza no Brasil tendo em vista a reprodução simbólica dos processos de estratificação que se
desenvolvem na sociedade brasileira. Nesse sentido, a análise foi desenvolvida a partir das
lentes teóricas da sociologia de Pierre Bourdieu. Com efeito, o objeto empírico deste trabalho
é constituído por uma seleção de peças publicitárias, propagandas de produtos cosméticos,
bem como do posicionamento no mercado de beleza das marcas de cosméticos Natura, Avon,
Boticário e L’Oréal. Nosso propósito é compreender de que maneira a indústria de
cosméticos no Brasil concorre para a construção da representação simbólica das classes
sociais. Para tanto, a análise das lógicas sociais que governam as estratégias de mercado dos
principais fabricantes de produtos cosméticos no país contou com recortes temporais de
propagandas dos séculos XX e XXI para destacar como a indústria modifica sua linguagem
publicitária conforme os processos de mudança social e consequente transformação dos
padrões estéticos dominantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |