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dc.contributor.advisorSandalowski, Mari Cleise
dc.creatorZimmermann, Alana Machado
dc.date.accessioned2024-02-06T15:02:25Z
dc.date.available2024-02-06T15:02:25Z
dc.date.issued2023-12-01
dc.date.submitted2023-12-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31407
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectinfânciapor
dc.subjectpedagogiapor
dc.subjectcorpopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.titlePedagogias alternativas para a superação de métodos de ensino tradicionais para o cuidado com a infânciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO atual trabalho tem como defesa a tese de que o corpo é a unidade de manifestação psíquica humana e que na infância deve ter seu espaço de autorregulação através de uma educação para a autonomia e liberdade. Para tal, revisito o surgimento do sentimento de infância ocidental e o surgimento da escola enquanto instituição de ensino e os métodos de ensino usados nessa história recente. O sentimento de infância é dotado de tensões e contradições (ora vista como inocente e pura, ora como ser que precisa ser domesticado) seja no âmbito do ensino formal ou nas relações sociais com o ser criança, e a infância enquanto momento da vida a ser protegido também faz parte da história ocidental recente. A pedagogia se instala como metodologia de ensino após o surgimento da psicologia enquanto ciência que a embasa, a partir desse movimento do século XIX há o surgimento de pedagogias disruptivas que vão contra a corrente pedagógica capitalista e industrial. Constata-se com este artigo que a criança aprende através de sua relação dialética com a sociedade e que o seu corpo é o espaço de transgressão das regras sociais para expressar sua unidade enquanto criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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