dc.contributor.advisor | Sandalowski, Mari Cleise | |
dc.creator | Zimmermann, Alana Machado | |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T15:02:25Z | |
dc.date.available | 2024-02-06T15:02:25Z | |
dc.date.issued | 2023-12-01 | |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31407 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | infância | por |
dc.subject | pedagogia | por |
dc.subject | corpo | por |
dc.subject | educação | por |
dc.title | Pedagogias alternativas para a superação de métodos de ensino tradicionais para o cuidado com a infância | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O atual trabalho tem como defesa a tese de que o corpo é a unidade de
manifestação psíquica humana e que na infância deve ter seu espaço de autorregulação
através de uma educação para a autonomia e liberdade. Para tal, revisito o surgimento do
sentimento de infância ocidental e o surgimento da escola enquanto instituição de ensino e os
métodos de ensino usados nessa história recente. O sentimento de infância é dotado de
tensões e contradições (ora vista como inocente e pura, ora como ser que precisa ser
domesticado) seja no âmbito do ensino formal ou nas relações sociais com o ser criança, e a
infância enquanto momento da vida a ser protegido também faz parte da história ocidental
recente. A pedagogia se instala como metodologia de ensino após o surgimento da psicologia
enquanto ciência que a embasa, a partir desse movimento do século XIX há o surgimento de
pedagogias disruptivas que vão contra a corrente pedagógica capitalista e industrial.
Constata-se com este artigo que a criança aprende através de sua relação dialética com a
sociedade e que o seu corpo é o espaço de transgressão das regras sociais para expressar sua
unidade enquanto criança. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |