Tradução do conhecimento em um jogo digital para promoção da autonomia feminina no processo de parto e nascimento
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Data
2023-09-22Primeiro coorientador
Vasconcellos, Marcelo Simão de
Primeiro membro da banca
Paula, Cristiane Cardoso de
Segundo membro da banca
Carvalho, Flávia Garcia
Terceiro membro da banca
Velho, Manuela Beatriz
Quarto membro da banca
Zveiter, Marcele
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: O parto, como um evento fisiológico da vida sexual e reprodutiva da mulher, deve ser acompanhado e assistido por profissionais, respeitando a autonomia das mulheres para que elas vivenciem o parto de forma ativa, exercendo o papel de protagonista. Para que isso ocorra há necessidade de subsidiar as mulheres com informações acerca do processo de parto. Objetivo: Criar e validar o conteúdo textual e imagético de uma tecnologia cuidativo-educacional na modalidade de um jogo digital de narrativa interativa para promover o acesso de gestantes e acompanhantes às informações que forneçam as boas práticas no parto. Método: Estudo do tipo metodológico e aplicado o modelo teórico da Knowledge Translation into Action, com o desenvolvimento do ciclo de criação do conhecimento. Para criação de um jogo digital narrativo interativo o conteúdo textual foi selecionado a partir de evidências qualitativas de estudos primários e da síntese das recomendações acerca das boas práticas de parto e nascimento. Foram produzidas 24 ilustrações aplicadas ao conteúdo para facilitar compreensão e engajar o população-alvo. A validação do conteúdo ocorreu com a população composta por 15 especialistas. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário via Google Forms disponibilizado por e-mail ou WhatsApp, com a técnica de bola de neve. A análise ocorreu por meio do Índice da Validade de Conteúdo (IVC), com aplicação de uma escala Likert para relevância, pertinência e clareza do conteúdo. Foram seguidas as recomendações éticas previstas na Resolução nº 510/16. Resultados: Na validação participaram profissionais das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Esses profissionais atuavam como enfermeiros e fisioterapeuta. O IVC foi > 0,8, sendo atendidas as sugestões dos especialistas relacionadas ao conteúdo e as imagens. O conteúdo textual e imagético do jogo digital contemplou informações acerca de práticas recomendadas para o processo de parto e nascimento, como informações no pré-natal, plano de parto, uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor, liberdade de posições e práticas não recomendadas. Esses conteúdos foram inseridos na plataforma Twine, para criação do jogo digital, que está hospedado em site de livre acesso. Considerações finais: com a criação e validação de um jogo digital de narrativa interativa na plataforma do Twine, tem-se uma tecnologia cuidativo-educacional com seu conteúdo baseado em evidências e traduzido para informar e promover as boas práticas no parto para o público-alvo de gestantes e seus acompanhantes. Poderá ser usado no âmbito dos serviços de saúde no cotidiano assistencial da atenção primária durante o pré-natal como forma de educação em saúde.
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