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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorSilva, Fernanda Caroline Trindade da Silva
dc.date.accessioned2024-02-09T14:25:10Z
dc.date.available2024-02-09T14:25:10Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31458
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Licenciatura Plena, RS, 2022por
dc.description.abstractThis article refers to a work of completion for the Special Education Course, licentiate, UFSM. The study aimed to investigate the consequences of diagnostic productions for the student’s school course with regard to barriers and benefits for their learning, social and emotional development and school inclusion. The methodological procedures that guided the research were based on the method proposed in articles of systematic reviews, being defined the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database for data collection, in which ten articles were selected. The results indicate that the search for a diagnosis, in most cases, is limited to classifications and labels, since this practice supports the processes of medicalization and pathologization. Some results indicate that there are benefits with the establishment of the diagnosis, because the teachers and parents say they feel safer in the interventions and benefits for the student in terms of learning, socio- emotional development and school inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstudantepor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectDiagnosticeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectMedicalizationeng
dc.titleAs consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudantepor
dc.title.alternativeThe consequences of diagnostic productions for the student's school courseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo realizado teve o objetivo de investigar as consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudante no que se refere às barreiras e aos benefícios para a sua aprendizagem, desenvolvimento socioemocial e inclusão escolar. Os procedimentos metodológicos que guiaram a pesquisa tiveram como base o método proposto em artigos de revisões sistemáticas, sendo definida a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) para a coleta de dados, em que foram selecionados dez artigos. Os resultados apontam que a busca por um diagnóstico, na maioria das vezes, se limita a classificações e rotulações, dado que essa prática sustenta os processos de medicalização e patologização. Alguns resultados apontam que existem benefícios com o estabelecimento do diagnóstico, pois os professores e pais dizem se sentir mais seguros nas intervenções e ações cotidianas, reduzindo incertezas, e assim conduzindo melhor as mediações pedagógicas havendo, desta forma, benefícios para o estudante em termos de aprendizagem, desenvolvimento socioemocional e inclusão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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