dc.contributor.advisor | Hendler, Bruno | |
dc.creator | Thomaz, Sabrina Dias da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T12:24:44Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T12:24:44Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31497 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This research analyzes the rise of China in the 21st century in light of Giovanni Arrighi's theory on systemic cycles of accumulation, comparing it to the imperialism of the United States in the 19th century. Adopting an interdisciplinary approach, the research integrates theoretical analyses, literature review, and data collection. The central hypothesis argues that China's rise is less imperial and more hegemonic than U.S. imperialism in the 19th century. The comparative analysis covers foreign policies, economic strategies, global impact, and power dynamics. The research contributes to understanding transformations in the global capitalist system and its impact on global governance, particularly regarding the activities of emerging powers. Structured into four phases - literature review, data collection, comparative analysis, and dissertation writing - the methodology employs qualitative and quantitative approaches, utilizing data analysis software. The guiding research question is: "How does China's rise in the 21st century compare to U.S. imperialism in the 19th century, in light of Giovanni Arrighi's theory on systemic cycles of accumulation?". | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | China | por |
dc.subject | Estados Unidos | por |
dc.subject | Ciclos Sistêmicos de Acumulação | por |
dc.subject | Imperialismo | por |
dc.subject | Militarismo | por |
dc.subject | Capitalismo | por |
dc.subject | China | eng |
dc.subject | United States | eng |
dc.subject | Systemic Cycles of Accumulation | eng |
dc.subject | Imperialism | eng |
dc.subject | Militarism | eng |
dc.subject | Capitalism | eng |
dc.title | Declínio e Ascensão uma Análise Comparativa do Imperialismo dos Estados Unidos e China | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa a ascensão da China no século XXI à luz da teoria de Giovanni Arrighi sobre os ciclos sistêmicos de acumulação, comparando-a ao imperialismo dos Estados Unidos no século XIX. Adotando uma abordagem interdisciplinar, a pesquisa integra análises teóricas, revisão bibliográfica e coleta de dados. A hipótese central argumenta que a ascensão da China é menos imperial e mais hegemônica do que o imperialismo dos Estados Unidos no século XIX. A análise comparativa abrange políticas externas, estratégias econômicas, impacto global e dinâmicas de poder. A pesquisa contribui para a compreensão das transformações no sistema capitalista global e seu impacto na governança global, especialmente em relação às atividades de potências emergentes. Estruturada em quatro fases - revisão bibliográfica, coleta de dados, análise comparativa e redação da dissertação - a metodologia emprega abordagens qualitativas e quantitativas, com o uso de software de análise de dados. A pergunta de pesquisa orientadora é: "Como a ascensão da China no século XXI se compara ao imperialismo dos Estados Unidos no século XIX, à luz da teoria de Giovanni Arrighi sobre os ciclos sistêmicos de acumulação?". | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |