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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorPacheco, Claudia Regina Costa
dc.date.accessioned2014-07-24T14:54:23Z
dc.date.available2014-07-24T14:54:23Z
dc.date.issued2009-12-19
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/314
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monograph presents a study made at UFSM about Affirmative Action’s Program. The basic question in this work is: to what extent may the program Affirmative Action’s implementation at UFSM contribute to a democratic public higher education managing? This research’s main objective is to comprehend the Affirmative Action program’s implementation and its contributions to a democratic higher education managing. In order to understand this process of implementation, it is needed first to apprehend the globalization and the social exclusion, and then it becomes more accessible the understanding of democratic point in the Brazilian social, historical and educative context. Beyond that, those presuppositions are basic to analyze the Affirmative Action’s program in the south of Brazil, emphasizing the process of implementation, access and permanency apprehension at UFSM. I am assured that this investigation is justified because it will corroborate in the formation and improvement of teachers, as well as in the comprehension of Affirmative Action’s program, mainly in what concerns the Reforma Universitária3. Based in these presuppositions, I tried to better understand how the process works at UFSM, being supported by provosts from UFSM. So this monograph is divided into three chapters, the first is “Políticas Públicas e Gestão no Ensino Superior: Discutindo compromissos sociais”, which discuss the globalization and the social exclusion phenomena, thinking of the Brazilian reality that is deeply marked with racial segregation and cicatrices, and presents some considerations about the democratic process and the cotes panorama in the south of Brazil. The second chapter “Ações afirmativas nas IES: o caso da UFSM” broaches the implementation of access and permanency policies. The last chapter, “Programa de Ações Afirmativas no olhar dos gestores” analyzes the data got through dialogue with some provosts from UFSM. There were great discussions in the Affirmative Action’s study field, what increased the number of searches that are conducted in this area. The university configuring itself to a place where there is the construction of identities, also needs to develop a role of mediator in the process of citizenship construction, to that the participation of teachers, managers, students and the community is elementary, this combined action enriches the planning and allows better actions facing the schooling diversity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titlePrograma de ações afirmativas na UFSM: o ensino superior público sob o olhar de seus gestorespor
dc.title.alternativeAffirmative action’s program at UFSM: the public higher education under the watch of yours managerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia apresenta os estudos realizados sobre as Ações Afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Nesse sentido, a questão que norteou todo este trabalho foi: Em que medida a implantação de um programa de Ações Afirmativas na UFSM pode contribuir para os processos de democratização no ensino superior? O objetivo primeiro deste trabalho está em compreender o processo de implementação do Programa de Ações Afirmativas e as contribuições que este programa pode trazer para uma democratização do ensino superior. Para entender a implantação de políticas de Ações Afirmativas nas universidades, busco apreender, primeiramente, os processos de globalização e exclusão social. A partir disso, torna-se mais acessível o entendimento da questão democrática no contexto sócio-histórico-educativo brasileiro. Além disso, tais pressupostos servem de base para analisar a política de Ações Afirmativas no contexto da região sul-brasileira, dando-se ênfase a compreensão dos processos de implementação, acesso e permanência aos cursos da UFSM. Tenho a convicção de que esta investigação se justifica pelo fato de vir a colaborar na formação e no aperfeiçoamento de professores, bem como na compreensão das políticas públicas de educação superior, sobretudo no que tange a Reforma Universitária. Foi partindo desses pressupostos que procurei com esta pesquisa compreender melhor como se dá esse processo, tendo como suporte, o diálogo com pró-reitores da UFSM. Assim, a presente monografia divide-se, sobretudo, em três capítulos. O primeiro, intitulado Políticas Públicas e Gestão no Ensino Superior: Discutindo compromissos sociais, discute os fenômenos da globalização e da exclusão social pensando a realidade brasileira marcada por estigmas e discriminações. Além disso, apresenta algumas considerações sobre o processo democrático brasileiro e o panorama sul-brasileiro das cotas. O segundo capítulo Ações Afirmativas nas IES: o caso da UFSM aborda a ações de implementação, acesso e permanência. O terceiro capítulo Programa de Ações Afirmativas no olhar dos gestores analisa os dados obtidos através do diálogo com alguns pró-reitores da UFSM. O campo de estudos das Ações Afirmativas tem sido, nos últimos anos, espaço de grandes discussões o que tem provocado um aumento considerável no número de pesquisas realizadas. A universidade configurando-se num espaço de construção de identidades, também precisa desempenhar o papel de mediadora no processo de construção de cidadania. A participação conjunta de professores, gestores, alunos e comunidade em geral se faz de fundamental importância. A ação conjunta de diferentes atores enriquece o planejamento e possibilita uma melhor atuação frente à diversidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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