Ensaios dinamométricos de um motor de combustão interna em regime sobrealimentado operando com hidrogênio
Resumo
A crescente utilização de combustíveis fósseis para suprir a demanda energética nas últimas décadas tem gerado muitos problemas com emissões de gases poluentes e de mudanças climáticas. Em consequência desse fato, programas governamentais tais como o Rota 2030 estimulam o uso de combustíveis renováveis, para redução de emissões geradas pelos motores de combustão interna. O hidrogênio emerge como uma potencial fonte de energia sustentável, limpa, potencialmente sem emissões de gases de efeito estufa e/ou poluentes durante sua combustão. O objetivo do trabalho é analisar o desempenho de um motor monocilíndrico de pesquisa Ricardo Proteus de ignição por centelha de 1172,6 cm³ de volume deslocado em regime sobrealimentado utilizando hidrogênio como combustível. O motor foi operado sob rotação constante de 1500 rpm, com razões de excesso de ar de: λ = 1,8, λ = 2,6 e λ=3,0, em diferentes condições de cargas de 3 bar, 6 bar e 9 bar de IMEP a 1500 rpm. Os resultados indicam a necessidade de um compressor mecânico para atingir cargas mais altas com misturas mais pobres. Para misturas mais pobres como de λ = 3,0 obteve-se resultados de emissões quase nulas de NOx. Conclui-se, que é possível operar um motor de ignição por centelha com hidrogênio em cargas médias de forma eficiente e sem geração de NOx.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [115]