A gestão em rede em territórios de vulnerabilidade social: círculos de diálogos com docentes gestoras
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Data
2023-11-09Primeiro membro da banca
Morgenstern, Juliane Marshall
Segundo membro da banca
Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
Metadata
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Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional,
Mestrado profissional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como
objeto de investigação a gestão escolar em rede nos territórios de vulnerabilidade social. Compreendese por Gestão em Rede o processo instaurado entre gestões de escolas do mesmo território, tendo
valores e objetivos compartilhados a partir de uma construção colaborativa e coletiva acerca da gestão
democrática da escola pública. Constitui-se como possibilidade de tecer conexões entre as gestões
escolares, caracterizando-se como um contexto emergente capaz de impulsionar os enfrentamentos
relativos à gestão escolar. Assim, como objetivo geral definiu-se reconhecer as implicações da gestão
coletiva e colaborativa em rede para o fortalecimento dos processos de gestão das escolas em território
de vulnerabilidade social. Como objetivos específicos: conhecer as trajetórias das docentes gestoras
das escolas em territórios de vulnerabilidade social e suas especificidades da docência gestora;
compreender os desafios da gestão de escolas em territórios de vulnerabilidade social da região norte
do Município de Santa Maria; identificar as possibilidades do trabalho em rede entre as gestões
escolares da região norte, para qualificar o modelo de Plano de Ação Pedagógica Escolar anual da
Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria. Os conceitos principais estão sustentados nos
autores Freire (2022), Morin (2021), Powaczuk (2020, 2021), Lück (2013), Paro (2016), Pranis (2010),
entre outros. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural,
desenvolvida a partir de círculos de construção de paz no modelo dos círculos de diálogos com
docentes gestoras de 6 escolas municipais que compõem o território da região norte do Município de
Santa Maria/RS. O estudo evidenciou que a tessitura da gestão coletiva e colaborativa em rede exige
a compreensão acerca das trajetórias em construção da docência gestora, a qual remete às exigências
da função e os sentidos produzidos, que a perspectiva de gestão coletiva e colaborativa em rede entre
as escolas é peça chave para fortalecer os processos de gestão das escolas em territórios
compartilhados, dentre os quais destacam-se os de vulnerabilidade social. A oportunidade de encontros
sistematizados e planejados, possibilitou estabelecer conexão entre as vivências, necessidades e
possibilidades de rede, indicando possibilidades de fortalecimento da gestão escolar nos territórios de
vulnerabilidade social na região norte a partir de uma multiplicidade de pontos de conexão. Conexões
que se mostraram necessárias para que se possa tecer uma rede coletiva e forte, nas aproximações
entre as escolas e as gestões. Destacando-se, desta forma que as gestões escolares não são ilhas
isoladas e que a rede se tece em contínuo movimento, potencializando o fortalecimento, a segurança,
a confiança, o acolhimento, o pertencimento dimensões preponderantes de uma gestão escolar em
rede no território de vulnerabilidade social na região norte. Assim, como produto educacional foi
desenvolvido uma proposta de ações compartilhadas entre as escolas, as quais serão incluídas no
Plano de Ação Pedagógica Escolar anual prevendo espaço/tempo formativo para gestores a partir de
círculos de diálogos e possibilidades de ações estratégicas em rede entre as escolas. Tal produto em
uma perspectiva ampliada, será dirigida à mantenedora com a proposta de reestruturação do atual
documento Plano de Ação Pedagógica Escolar anual, prevendo o item Gestão em Rede e estratégias
a serem desenvolvidas entre escolas.
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