dc.contributor.advisor | Depexe, Sandra | |
dc.creator | Ribeiro, Ana Clara Lima | |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T17:58:47Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T17:58:47Z | |
dc.date.issued | 2023-12-18 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31662 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Produção editorial | por |
dc.subject | Materialidade | por |
dc.subject | Exposições de arte | por |
dc.subject | Livro de artista | por |
dc.subject | Editoração | por |
dc.title | Paredes e páginas: criação de um livro de artista a partir dos conceitos de expografia e produção editorial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | A partir da revisão de estudos de materialidade e design editorial, entende-se que muitos dos elementos utilizados na montagem das exposições têm o mesmo propósito dos elementos do livro: construir uma narrativa em um espaço simbólico através de elementos que dialoguem com o público. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral desenvolver uma exposição de arte na materialidade do livro. Os
objetivos específicos incluem identificar elementos expositivos; conceber uma exposição, com conceito e curadoria de obras; elaborar um produto com a estrutura de uma exposição na materialidade do livro; desenvolver um catálogo informativo para as obras selecionadas e propor um formato acessível para pessoas com deficiência. Os produtos foram criados a partir do conceito, da intencionalidade nas
escolhas expográficas e da variedade de formatos, princípios percebidos como pontos de interseção entre a exposição e o produto editorial. O desdobramento das análises parte de uma pesquisa bibliográfica que reuniu estudiosos do livro como Júlio Plaza (1982), Roger Chartier (1999), Timothy Samara (2011) e Leandro Müller (2018), bem como conceitos do campo das artes visuais, associados a um mapeamento de exposições visitadas entre 2019 e 2023, que fundamentou o desenvolvimento do projeto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |