Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Alice Motta
dc.date.accessioned2024-03-12T13:51:58Z
dc.date.available2024-03-12T13:51:58Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31671
dc.description.abstractAssistance to individuals with indications of High Abilities/Giftedness (HA/G) can be carried out beyond the school environment, with a view to meeting their educational needs. Considering a scenario in which the Laws produce guidelines for identification, registration and assistance to students with HA/G, this work sought to describe a program that develops ways to provide assistance to this subject. In this sense, the research aimed to investigate the repercussions of the GEIM Program – Multiple Intelligence Enrichment Group for the development of students with AH/DS and their families. The research has a qualitative, exploratory nature, and for its development an interview was carried out. Five students and their respective families with the aforementioned profile participated in the research, with collections carried out online. The content analysis was carried out based on studies by Bardin (2011), as it aims to understand the content that is implicit in the participants' statements. The investigation revealed that the students and family members who participate in the project's actions indicate positively that GEIM contributes to the development of students, and consequently, family members also benefit from the project's actions. From this, the professional master's degree product of this research was the construction of an informative material about GEIM and HA/G with the aim of publicizing the characteristics of HA/G for the possible recognition of this subject, as well as giving visibility, to who may be interested, about the project's actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectSuplementação curricularpor
dc.subjectEnriquecimento extracurricularpor
dc.subjectContexto educativopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectEnrichmenteng
dc.subjectExtracurricular serviceeng
dc.subjectEducational contexteng
dc.titleO programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeThe GEIM program – Group for Enrichment of Multiple Intelligences and the development of students with high abilities/giftednesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO atendimento ao sujeito com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), pode ser realizado para além do ambiente escolar, com vistas a suprir suas necessidades educacionais. Tendo em vista um cenário em que as Leis Educacionais produzem diretrizes de identificação, cadastramento e atendimento ao aluno com AH/SD, buscou-se com este trabalho descrever um programa, que desenvolve caminhos para concretizar o atendimento a esse sujeito. Nesse sentido, a pesquisa objetivou investigar as repercussões do Programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas para o desenvolvimento de alunos com AH/SD e seus familiares. A pesquisa possui caráter qualitativo, exploratória, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista. Participaram da pesquisa cinco alunos e seus respectivos familiares, sendo as coletas realizadas de forma online. A análise de conteúdo foi realizada a partir dos estudos de Bardin (2011), uma vez que visa compreender o conteúdo que está implícito nas falas dos participantes. Com a investigação evidenciou-se que os alunos e familiares que participam das ações do projeto, sinalizam de forma positiva que o GEIM contribui para o desenvolvimento dos alunos, e consequentemente, os familiares também são beneficiados pelas ações. A partir disso, o produto de mestrado profissional desta pesquisa foi a construção de um material informativo sobre o GEIM e as AH/SD com objetivo de divulgar sobre as características das AH/SD para o possível reconhecimento deste sujeito, como também dar visibilidade, a quem possa interessar, sobre as ações do projeto.por
dc.contributor.advisor1Negrini, Tatiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375749355117140por
dc.contributor.referee1Rech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.contributor.referee2Dal Forno, Letícia Fleig
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3806611693248395por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International