Fome Come!: experimentação com a criação de um livro tátil de receitas para crianças na primeira infância
Resumo
O relatório que se segue é composto pelos registros do processo criativo e de execução do projeto experimental da criação do livro tátil “Fome Come!” apresentado para conclusão do curso de Produção Editorial na Universidade Federal de Santa Maria. Partindo da observação do mercado editorial destinado ao público infantil e a busca pela compreensão do comportamento alimentar, especialmente de crianças, o projeto objetiva explorar e experimentar em produção editorial buscando elaborar como resultado um livro tátil de receitas destinado ao período da primeira infância. O texto inicia com uma apresentação da metodologia de design thinking a partir do texto de Ambrose e Harris (2011). Na sequência apresenta uma reflexão sobre livro, literatura infantil e o que é infância com amparo teórico de Zilberman (2007), Farias e Fernandes (2019) além da configuração de livro brinquedo de Teixeira (2010). O texto segue uma reflexão sobre o cenário da alimentação com textos de Favretto (2021) e apresenta o leitor aos guias alimentares dos governos brasileiros, mais especificamente o guia “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras”, base para escolha das receitas do produto final. O texto apresenta, por seguinte, as etapas de elaboração do projeto experimental, da sua idealização, primeiros projetos e rascunhos ao seu resultado, finalizado e pronto para sair do papel, encerrando o ciclo similar ao da autora.