“Até aí tudo bem”: os hábitos de consumo de fãs do podcast de True Crime “Modus Operandi”
Resumo
Esta monografia tem como objetivo analisar os hábitos de consumo dos fãs do podcast brasileiro de true crime intitulado Modus Operandi. Para isso, a pesquisa utilizou a metodologia do estudo de caso, tendo como estratégias um formulário online publicado majoritariamente em grupos de discussão do podcast e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com respondentes selecionados. A base teórica concentra-se nos Estudos de Fãs de Amaral, Mombach e Muller (2022) e Costa (2020); na vertente do consumo midiático de Canclini (1995); e nas investigações sobre a evolução do podcast e suas pesquisas, por
Viana (2020, 2021). A justificativa para esta pesquisa encontra-se na crescente popularização do podcast e dos podcasts de true crime, bem como a relação deste gênero para o desenvolvimento do formato a partir do podcast Serial de 2014. A escolha do Modus Operandi se deu devido à sua posição estabelecida dentro desse segmento de podcasts brasileiros. Como resultados, foi possível constatar que os fãs do Modus Operandi apresentam hábitos de consumo e de interação com o objeto que os diferenciam de outros comportamentos de fãs, devido às particularidades do podcast como mídia e do true crime como conteúdo.