Mostrar registro simples

dc.creatorObetine, Rita de Cássia Batista
dc.date.accessioned2024-04-22T11:15:28Z
dc.date.available2024-04-22T11:15:28Z
dc.date.issued2023-11-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31805
dc.description.abstractBy defining memory as the broad and complex set of all memories, experiences, personal, professional and intellectual training of the individual in the society in which he is inserted, as well as in the time and space where his trajectory triggers, we seek to understand the process of construction of the individual and society. The proposal for this master's thesis presents as its theme the existing collection at the Bárbara Maix Memorial, seeking to study, identify, analyze the possibilities and paths for the construction of actions that promote the Memorial as a space for teaching, research and preservation of history, memory and identity of the institution to which it is linked, source for researchers and cultural space for the community in general. Located at Rua Riachuelo, 508 in Porto Alegre, it has a rich collection constituting a multifaceted space. The relevance of the chosen theme is justified because the Bárbara Maix Memorial is a space full of historical sources, memory and identity, its valorization is of paramount importance due to the dynamic potential it presents and can contribute to the construction of new knowledge from the perspective of heritage education. The generating object allows us to reflect on issues related to temporality and the various social dimensions throughout the historical process. For this reason, for the development of this dissertation we opted for the qualitative method, as we seek to understand a set of meanings, reasons, desires, convictions, values and attitudes, which make up the organization of the space where sociocultural, political and interpersonal relationships formed manifestations that cannot be restricted to instrumentalization. Bibliographic sources were also analyzed from articles, books and also material available on the internet, which have as references authors who investigate the topic of education in museums, teaching history and heritage education, memory and heritage and cultural heritage. The importance of this theme is its uniqueness, as, to date, there are no initiatives aimed at using this collection, these sources being indispensable for elucidating the past in the most varied types of research and in different areas of knowledge. Therefore, using this space allows dialogue between various relevant aspects of local and regional history, inserted in the national and international context, as Bárbara's life and the activities she developed were not indifferent to the ongoing historical process, the various Events that make up its trajectory reflect the sociocultural, economic and political thinking of the time of its existence.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMemorial Bárbara Maixpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectBárbara Maix Memorialeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleMemorial Bárbara Maix: história, educação e patrimônio culturalpor
dc.title.alternativeBárbara Maix Memorial: history, education and cultural heritageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo definir memória como o conjunto amplo e complexo de todas as lembranças, vivências, experiências, formação pessoal, profissional e intelectual do indivíduo na sociedade em que está inserido, bem como no tempo e espaço onde sua trajetória desencadeia, busca-se compreender o processo de construção do indivíduo e da sociedade. A proposta desta dissertação de mestrado apresenta como temática o acervo existente no Memorial Bárbara Maix buscando estudar, identificar, analisar as possibilidades e caminhos para a construção de ações que promovam o Memorial como um espaço de ensino, pesquisa e de preservação da história, memória e identidade da instituição a qual está vinculado, fonte para os pesquisadores e espaço cultural para a comunidade em geral. Localizado na Rua Riachuelo, 508 em Porto Alegre, possui um rico acervo constituindo um espaço multifacetário. A relevância do tema escolhido justifica-se porque o Memorial Bárbara Maix é um espaço repleto de fontes históricas que contribuem para a preservação da memória e identidade da Congregação. A valorização do mesmo é de suma importância pelo potencial dinâmico que apresenta, podendo contribuir para construção de novos sabres a partir da perspectiva da educação patrimonial. Os objetos da exposição como geradores de conhecimento permitem refletir sobre questões relacionadas a temporalidade e as várias dimensões sociais ao longo do processo histórico. Por esta razão, optou-se pelo método qualitativo, pois buscamos entender um conjunto de significados, razões, desejos, convicções, valores e atitudes, que compõem a organização do espaço do acervo, onde as relações socioculturais, políticas e interpessoais formaram manifestadas. Também foram analisadas fontes bibliográficas a fim de estabelecer esta ponte entre a educação e museus, ensino de história e educação patrimonial. A importância desta temática é a sua singularidade, pois, até o presente momento, não existem iniciativas acadêmicas que visem a utilização deste acervo como fonte de pesquisa e ensino, sendo estas fontes indispensáveis para elucidarem o passado nos mais variados tipos de pesquisas e em diferentes áreas do conhecimento. Por tanto, utilizar esse espaço é permitir o diálogo entre instituições que, universidade e museu, onde pode-se entender aspectos relevantes da história local e regional, inseridas na conjuntura nacional e internacional, pois a vida de Bárbara Maix e as atividades por ela desenvolvidas, não foram indiferentes ao processo histórico os diversos eventos que compõem sua trajetória refletem o pensamento sociocultural, econômico e político da época sua existência. Esta dissertação está inserida na Área e Linha de Pesquisa História e Patrimonio Cultural do Programa de Pós-Graduação em Patrimonio Cultural – Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da
dc.contributor.referee2Pretto, Valdir
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9135330465404128por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International