dc.contributor.advisor | Pereira, Larissa Ramalho | |
dc.creator | Schutz, Laura dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T15:56:22Z | |
dc.date.available | 2024-04-25T15:56:22Z | |
dc.date.issued | 2024-03-15 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31847 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | This article addresses the training of multidisciplinary residents with an emphasis on mental
health in Brazil, specifically focusing on training in the Multiprofessional Residency Program
in the Psychosocial Care Network at UNIFESP and the Integrated Multiprofessional
Residency Program in Mental Health in the Public Health System at UFSM. The central
objective of this work focuses on analyzing the training process of the Integrated
Multiprofessional Residency Program in Mental Health in the Public Health System at
UFSM, aiming to identify the essentiality of the experience of being a resident in the current
context. The central question that guides the study is “what does it mean to be a resident?”. As
for the methodology, the research is based on documentary analysis, prioritizing materials and
documents that address multidisciplinary residency and the role of Social Work in this
context. To compare the residency programs, the Institutional Pedagogical Projects (PPI) of
UNIFESP and UFSM were used, highlighting the differences and affinities between the two
training contexts. The experience report was based on materials produced by the author
during the period of the multidisciplinary residency at the institution of origin and during the
experience at UNIFESP, including field diaries, portfolios and photographic records. It brings
pertinent debates regarding the formation of health residencies and the socio-historical context
of Latin America, involving the Military Dictatorship, as well as the essentiality of Social
Service within the scope of health policy. Surrounding the professional experience, it traces
the analysis around the experience at the Psychosocial Care Center (CAPS) ad ZOI in the city
of Santos/SP, involving the service routine, active participation in daily life, study group on
Spinoza's theory of affects and others. It relates the experiences at UFSM with the experiences
at eAP Saúde da Casa, Family Health Strategies (ESFs) and Santa Maria Acolhe, but
highlights everyday situations in the services. The results focus based on “being a resident”,
with the complexity and challenges posed in daily life, but understanding that health care
must be aligned with health and humanization policies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Residência multiprofissional | por |
dc.subject | Saúde mental | por |
dc.subject | Serviço social | por |
dc.subject | Residentes | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Multiprofessional residency | eng |
dc.subject | Mental health | eng |
dc.subject | Social work | eng |
dc.subject | Residents | eng |
dc.subject | Training | eng |
dc.title | O que é ser residente?: afinidades e diferenças nos Programas de Residência Multiprofissionais de Saúde Mental do Sul e Sudeste do Brasil | por |
dc.title.alternative | What does it mean to be a resident?: affinities and differences in Multi-Professional Mental Health Residency Programs in the South and Southeast of Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | O artigo em questão aborda a formação de residentes multiprofissionais com ênfase em saúde
mental no Brasil, focalizando especificamente a formação no Programa de Residência
Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial da UNIFESP e no Programa de
Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde na
UFSM. O objetivo central deste trabalho concentra-se na análise do processo formativo do
Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de
Saúde da UFSM, visando identificar a essencialidade da experiência de ser residente no
contexto atual. A indagação central que norteia o estudo é "o que é ser residente?". Quanto à
metodologia, a pesquisa fundamenta-se em análise documental, priorizando materiais e
documentos que abordam a residência multiprofissional e o papel do Serviço Social nesse
contexto. Para a comparação entre os programas de residência, foram utilizados os Projetos
Pedagógicos Institucionais (PPI) da UNIFESP e da UFSM, evidenciando as diferenças e
afinidades entre os dois contextos formativos. O relato de experiência foi embasado em
materiais produzidos pela autora durante o período da residência multiprofissional na
instituição de origem e no período de vivência, incluindo diários de campo, portfólios e
registros fotográficos. Traz à luz debates pertinentes em relação à formação das residências
em saúde e o contexto sociohistórico da América Latina, envolvendo a Ditadura Militar, como
também a essencialidade do Serviço Social no âmbito da política de saúde. Entorno da
experiência profissional, traça suas análises entorno da vivência no Centro de Atenção
Psicossocial (CAPS) ad ZOI na cidade de Santos/SP, envolvendo a rotina do serviço,
participação ativa no cotidiano, grupo de estudos sobre a teoria dos afetos de Spinoza e
outros. Relaciona as vivências da UFSM com as experiências na eAP Saúde da Casa,
Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e no Santa Maria Acolhe, mas destacando situações
do cotidiano dos serviços. Os resultados se concentram na fundamentação do “ser residente”,
com a complexidade e desafios postos no cotidiano, mas na compreensão de que o cuidado
em saúde deve ser alinhado com as políticas de saúde e humanização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |