Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Larissa Ramalho
dc.creatorSchutz, Laura dos Santos
dc.date.accessioned2024-04-25T15:56:22Z
dc.date.available2024-04-25T15:56:22Z
dc.date.issued2024-03-15
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31847
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde, RS, 2024.por
dc.description.abstractThis article addresses the training of multidisciplinary residents with an emphasis on mental health in Brazil, specifically focusing on training in the Multiprofessional Residency Program in the Psychosocial Care Network at UNIFESP and the Integrated Multiprofessional Residency Program in Mental Health in the Public Health System at UFSM. The central objective of this work focuses on analyzing the training process of the Integrated Multiprofessional Residency Program in Mental Health in the Public Health System at UFSM, aiming to identify the essentiality of the experience of being a resident in the current context. The central question that guides the study is “what does it mean to be a resident?”. As for the methodology, the research is based on documentary analysis, prioritizing materials and documents that address multidisciplinary residency and the role of Social Work in this context. To compare the residency programs, the Institutional Pedagogical Projects (PPI) of UNIFESP and UFSM were used, highlighting the differences and affinities between the two training contexts. The experience report was based on materials produced by the author during the period of the multidisciplinary residency at the institution of origin and during the experience at UNIFESP, including field diaries, portfolios and photographic records. It brings pertinent debates regarding the formation of health residencies and the socio-historical context of Latin America, involving the Military Dictatorship, as well as the essentiality of Social Service within the scope of health policy. Surrounding the professional experience, it traces the analysis around the experience at the Psychosocial Care Center (CAPS) ad ZOI in the city of Santos/SP, involving the service routine, active participation in daily life, study group on Spinoza's theory of affects and others. It relates the experiences at UFSM with the experiences at eAP Saúde da Casa, Family Health Strategies (ESFs) and Santa Maria Acolhe, but highlights everyday situations in the services. The results focus based on “being a resident”, with the complexity and challenges posed in daily life, but understanding that health care must be aligned with health and humanization policies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResidência multiprofissionalpor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectResidentespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMultiprofessional residencyeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectSocial workeng
dc.subjectResidentseng
dc.subjectTrainingeng
dc.titleO que é ser residente?: afinidades e diferenças nos Programas de Residência Multiprofissionais de Saúde Mental do Sul e Sudeste do Brasilpor
dc.title.alternativeWhat does it mean to be a resident?: affinities and differences in Multi-Professional Mental Health Residency Programs in the South and Southeast of Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO artigo em questão aborda a formação de residentes multiprofissionais com ênfase em saúde mental no Brasil, focalizando especificamente a formação no Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial da UNIFESP e no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde na UFSM. O objetivo central deste trabalho concentra-se na análise do processo formativo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da UFSM, visando identificar a essencialidade da experiência de ser residente no contexto atual. A indagação central que norteia o estudo é "o que é ser residente?". Quanto à metodologia, a pesquisa fundamenta-se em análise documental, priorizando materiais e documentos que abordam a residência multiprofissional e o papel do Serviço Social nesse contexto. Para a comparação entre os programas de residência, foram utilizados os Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI) da UNIFESP e da UFSM, evidenciando as diferenças e afinidades entre os dois contextos formativos. O relato de experiência foi embasado em materiais produzidos pela autora durante o período da residência multiprofissional na instituição de origem e no período de vivência, incluindo diários de campo, portfólios e registros fotográficos. Traz à luz debates pertinentes em relação à formação das residências em saúde e o contexto sociohistórico da América Latina, envolvendo a Ditadura Militar, como também a essencialidade do Serviço Social no âmbito da política de saúde. Entorno da experiência profissional, traça suas análises entorno da vivência no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ad ZOI na cidade de Santos/SP, envolvendo a rotina do serviço, participação ativa no cotidiano, grupo de estudos sobre a teoria dos afetos de Spinoza e outros. Relaciona as vivências da UFSM com as experiências na eAP Saúde da Casa, Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e no Santa Maria Acolhe, mas destacando situações do cotidiano dos serviços. Os resultados se concentram na fundamentação do “ser residente”, com a complexidade e desafios postos no cotidiano, mas na compreensão de que o cuidado em saúde deve ser alinhado com as políticas de saúde e humanização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto