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dc.creatorHauenstein, Clovis Adilson
dc.date.accessioned2024-04-30T13:34:57Z
dc.date.available2024-04-30T13:34:57Z
dc.date.issued2024-03-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31872
dc.description.abstractThe study of the Cartesian plane is present in the curricular skills of the National Common Curricular Base – BNCC since the 5th year of Elementary School, being resumed each year with new possibilities and approaches, and recommended the use of digital technologies for its development. In this context, this research aims to analyze the learning of concepts about the Cartesian plane such as: the representation of points, figures, lines, symmetries and works of art, by students of the final years of Elementary School, having as theoretical reference the learning based on the spiral curriculum of Jerome Bruner. The study was developed with 26 students of the 9th grade of Elementary School of a municipal School in Teutônia / RS, through a didactic sequence composed of activities to be solved with pencil and paper and using the GrafEq software. Initially, a bibliographical research was carried out to identify how the Cartesian plane is approached at BNCC in the Final Years of Elementary School, based on the Jerome Bruner spiral curriculum and how the theme appears in national and state learning assessments such as Prova Brasil. The collected data were analyzed in a qualitative perspective based on the resolutions of the activities by the students during math classes, being the final activity to reproduce the replica of a work of art by the artist Rubem Valentim. The results showed the relevance of the theme; and the way the contents are arranged in the BNCC, combined with the technological resource such as the GrafEq software, contributed to spiral learning, enabling the understanding and development of the skills proposed in the BNCC.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano cartesianopor
dc.subjectGrafEqpor
dc.subjectCurrículo em espiralpor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectObras de artepor
dc.subjectCartesian planeeng
dc.subjectSpiral curriculumeng
dc.subjectWorks of arteng
dc.titleAprendizagem baseada no currículo em espiral: uma proposta para o estudo de conceitos no plano cartesianopor
dc.title.alternativeLearning based on the spiral curriculum: a proposal for the study of concepts in the cartesian planeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada ano com novas possibilidades e abordagens, e recomendado o uso de tecnologias digitais para o seu desenvolvimento. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar a aprendizagem de conceitos sobre o plano cartesiano como: a representação de pontos, figuras, retas, simetrias e obras de arte, por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referencial teórico a aprendizagem baseada no currículo em espiral de Jerome Bruner. O estudo foi desenvolvido junto a 26 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Teutônia/RS, por meio de uma sequência didática composta por atividades a serem resolvidas em lápis e papel e fazendo o uso do software GrafEq. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vistas a identificar como o plano cartesiano é abordado na BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no currículo em espiral de Jerome Bruner e como o tema aparece nas avaliações de aprendizagem nacionais e estaduais como a Prova Brasil. Os dados coletados foram analisados em uma perspectiva qualitativa com base nas resoluções das atividades, por parte dos alunos, durante as aulas de Matemática, sendo a atividade final reproduzir a réplica de uma obra de arte do artista Rubem Valentim. Os resultados mostraram a relevância do tema; e o modo como os conteúdos estão dispostos na BNCC, aliado ao recurso tecnológico como o software GrafEq, contribuiu para uma aprendizagem em espiral, possibilitando a compreensão e o desenvolvimento das habilidades propostas na BNCC.por
dc.contributor.advisor1Rachelli, Janice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5849885985531239por
dc.contributor.referee1Flôres, Marcia Viaro
dc.contributor.referee2Pansonato, Claudia Candida
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0666378151488146por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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