Software de criação de histórias para o jogo "Os aventureiros da Vila Belga"
Resumen
Tendo em vista o projeto de Apropriação da Identidade Cultural do Distrito Histórico de Santa Maria por Meio de um Boardgame Híbrido, foi criado um role-playing game (RPG) para ser levado às escolas da região. O jogo traz uma história de investigação, na qual os jogadores desvendam um mistério, enquanto aprendem sobre os principais pontos culturais e históricos da cidade. O objetivo desse projeto foi criar uma plataforma que facilite a criação de livros de RPG com base na mecânica, tabuleiro, personagens e todos os outros recursos do jogo préexistente, permitindo que os professores criem suas próprias histórias. O desenvolvimento foi realizado por meio do Ciclo de Vida Simples de design de interação, proposto por Preece, Rodgers e Sharp (2013), envolvendo as etapas de identificação de requisitos e necessidades dos usuários, design conceitual e físico, desenvolvimento de uma solução interativa e avaliação. Para a avaliação, o jogo foi aplicado com estudantes que já haviam utilizado o jogo em sua versão física e que, após a utilização da ferramenta, analisaram sua usabilidade meio de um questionário que utilizou a escala System Usability Scale (SUS), proposta por Brooke (1996). Como resultados da avaliação destaca-se que foi possível a criação de novas histórias por meio da plataforma, tendo a usabilidade aprovada pelos critérios de avaliação baseados no SUS.
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