Utilização da música, emoções e tecnologia computacional no desenvolvimento de joias contemporâneas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo a aplicação da tecnologia computacional no desenvolvimento
de joias contemporâneas que pudessem materializar o elo existente entre música e emoções.
Como metodologia, foram mesclados modelos propostos por Löbach (2001) e Matté et al.
(2013), formando um método próprio de caráter cíclico e flexível. Primeiramente, foi realizada
uma pesquisa sobre os aspectos simbólicos da joia durante toda sua história até chegar nos
dias atuais, no período denominado de Joalheria Contemporânea. Nesse contexto, foi possível
observar a utilização de novas tecnologias para concepção e produção de produtos,
proporcionando inovação nessa área e crescimento das possibilidades criativas do designer.
Além disso, a compreensão dos aspectos técnicos, psicológicos e biológicos da música foi
necessária para busca de informações que servissem como parâmetros para a construção da
joia. Na busca por projetos de caráter semelhante ao deste trabalho, visualizou-se a utilização
de diversos softwares, tanto para o processamento do som, quanto para o desenvolvimento
tridimensional do objeto. Após a seleção das ferramentas ideais, foi necessária uma exploração
maior sobre o funcionamento de cada uma, em um processo paralelo à geração de alternativas.
Com isso, definiu-se um algoritmo capaz de produzir diversas formas geradas a partir da leitura
da música e da voz presente no relato do usuário a respeito de sua ligação com determinada
canção. Como resultado, obteve-se uma coleção de cinco pingentes, possível de ser expandida,
onde um modelo foi produzido em prata por meio do processo de fundição de cera perdida.
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