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dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorSilva, Claudete dos Santos da
dc.date.accessioned2014-01-22
dc.date.accessioned2014-01-27T19:00:11Z
dc.date.available2014-01-27T19:00:11Z
dc.date.issued2013-04-15
dc.date.submitted2014-01-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/34
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso deEspecialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractIn this study the main objective was to investigate the implementation of Law 11. 274/06 under the aspect of school management and training of teachers working in elementary education from nine years of basic education in the Franciscan College Sant'Anna. Specific objectives were: Understanding the pedagogical strategies of school management for implementation of Elementary School nine years in training and fitness professionals to work in this process, to analyze the relevance of the training of teachers working at the school nine years. The development of the research was defined from three thematic fields: teaching practices, teacher training and management policy, from the perspective of participation, particularly in the preparation and execution of the political teaching high school Sant'Anna. The methodological approach was qualitative, with the use of participant observation, the application of a questionnaire with the help of six teachers of the school, and these four elementary school teachers and two teacher s working in the management team of the school. Within the results obtained from this research monograph highlights the important role that the management team had to implement the Law 11.274/06, to involve teachers in the process, in which all must have spaces for participation and continuing education quality. From the study conducted on the inclusion of teaching nine years, pointing to an analysis of the elements of political management in the training of teachers, the results were achieved as it was possible to see that, in the process of implementation of the law, the school management had researched the concern with the process of teacher training, which was instrumental in restructuring the curriculum, giving a democratic character management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLei n. 11.274/06por
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleImplementação do ensino fundamental de 9 anos: um relato de experiênciapor
dc.title.alternativeImplementation of basic education for nine years: a report of experienceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNesta pesquisa o objetivo principal foi o de investigar a implementação da Lei 11. 274/06 sob o aspecto da gestão escolar e da formação dos professores que atuam no Ensino Fundamental dos nove anos na educação básica do Colégio Franciscano Sant’Anna. Os objetivos Específicos foram: Compreender as estratégias pedagógicos da gestão escolar para implementação do Ensino Fundamental dos nove anos e adequação na formação dos profissionais para atuar nesse processo; analisar a relevância da formação dos professores que atuam no ensino dos nove anos. O desenvolvimento da pesquisa foi definido a partir de três campos temáticos: as práticas pedagógicas, formação de professores e da política de gestão, sob a perspectiva da participação, principalmente na elaboração e execução do projeto político pedagógico do colégio Sant’Anna. A abordagem metodológica foi a qualitativa, com o recurso da observação participante, da aplicação de um questionário com a colaboração de seis professoras da escola, sendo estas quatro professoras do ensino fundamental e duas professoras que atuam na equipe gestora da instituição escolar. Dentro dos resultados obtidos com esta pesquisa monográfica, destaca-se o papel importante que a equipe gestora teve na implementação da Lei 11.274/06, para envolver os professores neste processo, em que todos precisam ter espaços de participação e de formação continuada de qualidade. A partir do estudo elaborado sobre a inclusão do ensino de nove anos, que apontam para uma análise dos elementos da política da gestão na formação dos professores, os resultados foram alcançados à medida que foi possível perceber que, no processo de implementação da lei, a gestão da escola pesquisada teve a preocupação com o processo de formação dos educadores, o que foi fundamental na reestruturação curricular, dando um caráter democrático a gestão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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