Atividades experimentais em bioquímica básica: um estudo baseado na resolução de problemas em diferentes níveis de ensino
Resumo
As Atividades Baseadas em Resolução de Problemas (ABRP) podem ser uma
ferramenta de grande valia no Ensino de Ciências, fomentando a curiosidade e a
motivação do estudante. No presente trabalho utilizamos as ABRP na tentativa de
auxiliar o ensino de Bioquímica básica. O primeiro passo desse estudo foi investigar
as concepções prévias dos estudantes sobre proteínas, açúcares e lipídios, o que
nos auxiliou a nortear tanto as atividades propostas no caderno didático O que
Comemos e o que Bebemos? quanto as discussões em sala de aula durante a
aplicação de tais atividades. O público investigado foi bastante amplo, abrangendo o
nono ano do Ensino Fundamental, primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino
Médio além de estudantes formandos do curso de Licenciatura em Química da
Universidade Federal de Santa Maria. Em geral, podemos dizer que as proteínas
são vistas pelos estudantes como substâncias importantes para a manutenção de
uma vida saudável, enquanto que açúcares e gorduras são vistos como nocivos e
causadores de doenças. Exemplos de como aplicar as ABRP tanto no Ensino Básico
quanto Superior são mostrados em forma de artigos e neles, podemos ver que tais
atividades são bastante desafiadoras. É comum que os estudantes inicialmente se
sintam desconfortáveis ao trabalhar com a resolução de um problema experimental
sobre o qual não receberam um protocolo pronto. No entanto, é animador perceber o
avanço dos estudantes ao participarem dessa metodologia, o que nos permite
afirmar que as ABRP devem ser mais amplamente divulgadas e aplicadas em sala
de aula, nos mais diferentes níveis de ensino.