Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorSantos, Elenita Leitão dos
dc.date.accessioned2014-08-25T15:47:18Z
dc.date.available2014-08-25T15:47:18Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/392
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to analyze the progress of democracy of the brazilian public school. In to this matter we can mention some cases of schools from the Italian municipality Reggio, that pursue the philosophy that school is a big family. Speak about this school is a big challenge for the educators, for school and for society. In this way is necessary to reflect and find a way to do a school a place of reflections about topics witch were studied for the student and to develop a criticism thought to unchain a research to analyze and create new ideas. Changing the way to reflect about school the pedagogical act, the spaces and school times. Through this logic, the school administration gives its contribution to minimize the failure in the education the developed of this work was based on researches and theorists references contained in studies of Edwards (1999), Rocha (1999), and in so many others researchers who has been studied and treated the theme in their researches. In the present days is evident that is necessary to consider a work to strengthen of democratic administration to improve the process of education learning. So we can conclude that the citizens about the important decisions at school space. So it can bring stimulus for the education, and taking the improvement of the quality of the communities life and the institution that they are inserted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDemocráticapor
dc.subjectReggio Emiliapor
dc.titleO processo de democratização das escolas brasileiras e o exemplo do município italiano Reggio Emiliapor
dc.title.alternativeThe process of democratization of brazilian schools and example of the municipality of Reggio Emilia Italianeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo analisar o processo de democratização das escolas públicas brasileiras e dentro desse assunto citamos o caso de algumas escolas ministradas pelo município italiano Reggio Emilia, na qual eta segue a filosofia de uma Grande Família. Atualmente, tratar esse assunto representa um grande desafio para os educadores, para a escola e para a sociedade. Neste sentido, se faz necessário uma série de trabalhos que possam melhorar o ambiente escolar e torna-lo um local onde ocorra reflexão acerca dos assuntos estudados e desenvolva o pensamento crítico, pois é um processo que desencadeia pesquisa, análise e criação de novas idéias. Muda a maneira de pensar a escola, o ato pedagógico, os espaços e tempos escolares. E é nessa lógica que a Gestão Escolar pode vir a contribuir para minimizar o fracasso que paira sobre a Educação. Este trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisas e referências teóricas contidas nos estudos de Edwards (1999), Peroni (2003), Saviani (1983), Freire (2007), Rocha (1999), entre tantos outros que estudam e tratam do tema em suas pesquisas. Nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que se faz necessário considerar um trabalho de fortalecimento da Gestão Democrática para melhorar o processo de aprendizagem na Educação. Assim, concluímos que a participação cidadão nas tomadas de decisões importantes no espaço escolar poderá incentivar o compromisso dos envolvidos melhorando a qualidade de vida da comunidade e consequentemente da instituição nela inserida.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples