dc.contributor.advisor | Vieira, Nara Joyce Wellausen | |
dc.creator | Rodrigues, Noeli Aguida | |
dc.date.accessioned | 2014-09-02T13:04:46Z | |
dc.date.available | 2014-09-02T13:04:46Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/408 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The general objective of this article was verify the existence of specific contents and
disciplines to provision of students with High Abilities/Gifted, for the qualification of
teachers, in superior and medium levels. This verification was carried out through the
documentary analysis of some pedagogical proposals of two Faculties and a course
of teaching of a interior city from Rio Grande do Sul. First of all, was approached the
question about the High Abilities/Gifted, substantiated theoretically by the
conceptions of two researchers: Howard Gardner, for subsidize the conception of
intelligences; and Joseph Renzulli, for defined the gifted. The formation of teachers in
Child Education was discussed, to list important points to be considered in educators
formation. It follows with a analysis of some annotations of three courses for Child
Education formation. Finally, reflected about the necessary points to viability a
pedagogical proposal, thinking in qualification of teachers of Child Education to work
with High Abilities/Gifted students. Therein, was questioned the qualification of the
professional that will dedicate to the Child Education, emphasizing the importance this
thematic in the curriculums in formation teaching courses in that levels, favoring that
High Abilities/Gifted students inclusion happen effectively. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.title | A formação inicial de professores na educação infantil oferece subsídios para a docência de alunos com altas habilidades/superdotação? | por |
dc.title.alternative | The initial formation of teachers in child education offers subsidies for the teaching of students with high abilities/gifted? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O objetivo geral do presente estudo foi verificar a existência de conteúdos e disciplinas específicas ao atendimento dos alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, para a capacitação de professores, nos níveis médio e superior. Tal verificação foi realizada através da análise documental de algumas propostas pedagógicas de duas Faculdades e um curso de magistério de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Inicialmente, foi abordada a questão sobre as Altas Habilidades/Superdotação, fundamentada teoricamente pelas concepções de dois pesquisadores: Howard Gardner, para subsidiar a concepção das
inteligências; e Joseph Renzulli, para definir a superdotação. A formação dos professores na Educação Infantil foi discutida, como forma de elencar os princípios importantes a serem considerados na formação dos educadores. Segue-se a análise de algumas ementas de três cursos para a formação de docentes em Educação Infantil, e, por último, na conclusão, refletiu-se sobre os pontos necessários para a viabilização de uma proposta pedagógica, pensando na capacitação de professores da Educação Infantil para trabalharem alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Nesse sentido, foi questionada a qualificação do profissional que vai se dedicar à Educação Infantil, e salientada a importância da inclusão dessa temática nos currículos dos cursos de formação para a docência nesse nível da educação, favorecendo que a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação aconteça efetivamente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |