Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo
Resumo
A pesquisa aqui apresentada tem como principal objetivo identificar as
percepções dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem dos cursos
de graduação em administração presencial da UFSM e a distância UFSM/UFRGS,
em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. O
estudo caracterizase
por ser de natureza descritiva, de cunho qualitativo, uma vez
que busca conhecer qual a melhor forma de avaliar as práticas de ensino segundo
indicadores previamente definidos, por meio da análise qualitativa das entrevistas
aplicadas. Os resultados encontrados não identificaram diferenças significativas
com relação aos constructos pesquisados, pois os alunos tanto do ensino
presencial quanto do EAD demonstraram ter opiniões muito semelhantes. Além
disso, pôdese
verificar que as duas metodologias podem se complementar de
uma forma a maximizar o aprendizado do aluno tornando as aulas presenciais
mais atrativas por meio de recursos lúdicos e as aulas a distância menos distantes
na tentativa de aproximar cada vez mais tutor e aluno.