Valores no trabalho e competências dos gestores em organizações de saúde: estudo de caso de um hospital público federal
Resumo
Este trabalho de dissertação consta de uma investigação contendo estudos bibliográficos
sobre o tema valores no trabalho e competências gerenciais embasada em instrumento de
pesquisa aplicado a gestores públicos de uma organização hospitalar federal de ensino. O
embasamento teórico será trazido das abordagens e entendimentos conceituais das escolas
Americanas, Francesas e Brasileiras buscando enriquecer os estudos sobre valores no
trabalho e a percepção de gestores de um hospital público sobre o conceito de competências
gerenciais. A pesquisa parte do pressuposto de que os profissionais interpretam competências
de diferentes formas, aumentando a adoção de diferentes entendimentos com pouca
homogeneidade. Assim busca-se, em primeiro lugar identificar a importância dos valores
para os gestores no seu ambiente de trabalho e sua percepção com relação às competências
gerenciais requeridas para a gestão em organizações hospitalares, através da análise
semântica desta questão e propor algumas hipóteses sobre as causas e impactos dessas
diferentes interpretações para a aplicação prática do conceito. O trabalho é um estudo de caso
contando de uma pesquisa quantitativa com gestores de diferentes níveis de uma organização
hospitalar pública federal de ensino superior do Rio Grande do Sul, buscando identificar a
influencia dos valores pessoais no trabalho e quais suas competências percebidas e requeridas
na realização de sua atividade como gestor que, se aplicadas, podem trazer melhores
resultados na condução dos processos organizacionais. Para isso foi necessário o estudo
sobre os valores no trabalho para verificar influencias ou não na formação de competências e
de que modo os mesmos podem influenciam o gestor nos seus processos decisórios.