Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 227
-
Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão
(2010-12-20)Esta pesquisa é resultado de um desejo e de uma necessidade que surgiu em trabalhar com alunos cegos e de baixa visão. O objetivo deste artigo é fazer um levantamento de informações sobre como está ocorrendo o processo ... -
Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores frente aos alunos com défict cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho consiste em investigar como as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores vêem contribuindo no processo de construção do conhecimento dos alunos com déficit cognitivo que frequentam as séries iniciais ... -
Prática pedagógica para alunos com défict cognitivo
(2010-06-07)Este estudo tem por objetivo analisar os relatos de práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo em reportagens divulgadas na revista Nova Escola, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios ... -
A educação de alunos com deficiência visual/cegueira e transtornos globais do desenvolvimento/autismo: recursos metodológicos
(2010-12-20)Este trabalho teve por intento identificar o melhor Recurso Metodológico que atenda às necessidades educativas dos alunos com Deficiência Visual/Cegueira e Transtornos Globais do Desenvolvimento/Autismo atendidos na Sala ... -
Representações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacional
(2010-12-20)Este estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão de pessoas que apresentam necessidades educacionais ... -
A perspectiva da inclusão na educação física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental
(2010-12-20)Para muitos, aulas de Educação Física são fonte de prazer e alegria, sempre bem esperadas dentro do ambiente escolar. A partir dessa característica, a Educação Física pode contribuir com o processo de inclusão de crianças ... -
Conhecendo a educação especial do município de Pombal - PB
(2010-12-20)Este trabalho tem por objetivo manifestar por meio de uma abordagem histórica da Educação Especial, desde as civilizações antigas até a nossa, o contínuo e gradativo avanço, apesar de ter sido de forma paulatina, dos ... -
Déficit cognitivo: a escola diante da diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela política de inclusão
(2010-12-14)Este artigo monográfico tem como foco a inclusão socioeducacional do aluno com déficit cognitivo, na rede regular de ensino. Para tanto se utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos ... -
Práticas e trajetórias de formação docente para o trabalho na educação especial
(2010-12-20)Através de pesquisa realizada nas escolas municipais com professores que atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental no município de Governador Valadares- MG. ... -
Alunos com déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática: dificuldades e possibilidades
(2010-12-14)A preocupação ao realizar este estudo foi discutir sobre o processo de inclusão, a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e de como o processo ensino-aprendizagem da Matemática deve acontecer com ... -
O aluno surdo na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo
(2010-12-20)O presente estudo tem como objetivo discutir a opinião dos alunos surdos inseridos no Ensino Médio da Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo e a sua visão quanto ao trabalho realizado pelos seus professores, utilizando ... -
Inclusão na educação infantil
(2010-12-20)A inclusão é uma temática bastante utilizada principalmente no que se refere a educação. Sabendo da necessidade de incluir o educando, a partir do seu ingresso na escola, ou até mesmo antes dele começar a frequentar as ... -
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
(2010-11-22)O presente trabalho aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e tem por finalidade contribuir para que os profissionais da educação possam melhor identificar os alunos que sofrem deste transtorno. ... -
Estratégias para introdução da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos
(2010-12-20)O tema e objetivo deste artigo é problematizar as práticas lingüísticas no ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos. A metodologia utilizada para a elaboração do artigo é a pesquisa bibliográfica, baseada ... -
Gestão democrática: no dia-a-dia das escolas possibilidades para a educação especial
(2010-12-20)Esse trabalho vem mostrar a importância da gestão democrática para um trabalho na área da educação especial, a qual vem sendo amplamente debatida nos últimos anos como forma de fazer com que as mais diversas vozes ... -
Surdez, identidade e cultura no contexto da Língua Brasileira de Sinais
(2011-01-10)Surdez, Identidade e Cultura no Contexto da Língua Brasileira de Sinais é o tema abordado nesta pesquisa que tem como objetivo perceber a relação existente entre identidade surda e a língua de sinais, atrelada à questão ... -
A importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensino
(2010-12-20)Este artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a ... -
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos ... -
Formação de professores: desafios para uma escola inclusiva
(2010-12-20)Este trabalho visa compreender a formação continuada do professor articulada a uma proposta de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular. Assim, esta pesquisa pautou-se em uma revisão ... -
Experiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paraná
(2010-12-20)Este artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se ...