A competitividade das academias de ginástica e musculação de Santa Maria - RS
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar e analisar o grau de competitividade do setor de academias de ginástica e musculação de Santa Maria RS. O estudo traz um embasamento analítico do Modelo da Competitividade de Porter (1986), das cinco forças competitivas, das pequenas e médias empresas e do setor de academias de ginástica e musculação, caracterizando-se como quantitativo, descritivo e de estudo de campo. Os dados utilizados na análise e interpretação desta pesquisa foram obtidos através de respostas a um questionário aplicado aos gerentes/administradores das empresas relacionadas no cadastro de Contribuintes de Alvará, da SMIC - Secretária de Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS. Através destes dados verificou-se que estas empresas são predominantemente PMEs, a sua forma de administração é basicamente familiar, a maioria foi criada a menos de 05 anos e tem como preocupação primeira a busca por soluções para seus problemas operacionais internos. Entre as forças competitivas atuantes no setor, o poder de barganha dos
clientes é considerada a mais forte, pois existe no mercado uma sensibilidade muito grande quanto aos preços praticados pelas empresas e quanto à localização das academias. Apesar de não identificarem barreiras ao ingresso de novas empresas no mercado, a habilidade de manter os preços praticados, pela curva de aprendizagem, é destacada como o meio de
permanecer no setor. A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes é percebida como alta e atribuída ao grande número de empresas semelhantes trabalhando sem
diferenciação. Por não possuírem um grande volume de compras e por nenhum fornecedor ter uma forte participação no fornecimento de insumos e equipamentos, não há, no setor,
condições dos fornecedores exercerem um poder maior de negociação. O surgimento de serviços substitutos não traz preocupação às empresas, não havendo pesquisas sistemáticas para a sua identificação. Entre as estratégias competitivas genéricas descritas por Porter, a maioria respondeu que utiliza a de diferenciação, tendo feito investimentos para melhorar sua posição competitiva e normalmente procura se ajustar ao mercado ao invés de tentar
influenciá-lo ou de se antecipar às movimentações competitivas do setor. Ao final da pesquisa concluiu-se que a não percepção pelos clientes de diferenciação entre os serviços prestados pelas academias de ginástica e musculação de Santa Maria é o principal desafio a ser
enfrentado pelas empresas. A busca por soluções para o estabelecimento de uma mais rápida e efetiva visualização da diferenciação de seus serviços perante a concorrência exige ações no sentido da profissionalização da gestão, da definição e adoção de uma estratégia competitiva adequada e da criação de uma entidade de classe local