Análise do processo de gestão do conhecimento em uma indústria metal-mecânica: diferenças entre os níveis tático e operacional
Resumo
O desenvolvimento, a educação e a capacidade de aprendizagem se tornam imprescindíveis para a empregabilidade das pessoas, para as organizações e para a
sociedade, face ao contexto atual cada vez mais dinâmico, interdependente e imprevisível, marcado por uma única certeza, a permanente mudança. O principal foco desta dissertação é analisar como ocorrem os processos que se relacionam com a gestão do conhecimento em uma indústria metal-mecânica, na visão dos integrantes do nível tático e operacional do setor metal-mecânico, situado na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Os pressupostos teóricos que deram base à dissertação abordaram a relação entre a gestão do conhecimento e o ambiente organizacional, tendo como foco o modelo da Espiral do Conhecimento (Nonaka e Takeuchi, 1997) que se preocupa com os modos de conversão do conhecimento e o processo de aprendizagem como fruto de interações sociais que se estabelecem no ambiente de trabalho. Para implementar a presente pesquisa adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso do tipo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com gerentes, e trabalhadores do nível operacional da indústria metal-mecânica, foco objeto deste estudo, e fontes documentais. Para a sistematização e interpretação dos dados foi adotada a análise de conteúdo, buscando entender a questão de pesquisa a partir das falas dos participantes.
Os resultados da pesquisa evidenciam que os contatos e as inter-relações entre as pessoas constituem-se num fator-chave que permite o processo de aprendizagem nos níveis:
individual, grupal e organizacional. Estas premissas são levadas a efeito pela empresa, onde pode-se afirmar que o nível tático da empresa se diferencia do nível operacional no
que tange aos processos de disseminação de novos conhecimentos. Pois nas variáveis externalização, combinação, internalização e gestão do conhecimento, é visível a maior participação do mesmo, havendo somente no processo de socialização de novos conhecimentos um equilíbrio os níveis tático e operacional. Caracteriza-se também que os processos informais são mais efetivos na empresa do que os processos formais de disseminação de novos conhecimentos. O estudo aponta para a necessidade de se reconhecer explicitamente que a organização tem um papel fundamental no processo de criação do seu conhecimento, facilitando a realização de atividades em grupo, de forma a permitir a recriação e o armazenamento do conhecimento individual. Pois os processos de criação do conhecimento organizacional acontecem com a ação de apoiar o indivíduo criativo e cultivar um ambiente adequado à sua criação