A percepçao dos diferentes níveis hierárquicos quanto ao uso de um sistema de informação
Resumo
A crescente necessidade das empresas de informações precisas e adequadas às suas atividades, acarretam no desenvolvimento dos sistemas de informações (SI). Os investimentos realizados pelas empresas, nesta área, têm aumentado significativamente. Desta forma, faz-se necessário analisar os fatores que explicam o uso dos sistemas de informações. Tais fatores relacionam-se ao comportamento e
atitude dos indivíduos frente à tecnologia e do ajuste desta com a tarefa executada. Sabendo-se que existem particularidades em cada nível hierárquico, quanto às
tarefas executadas, tem-se como problemática deste estudo: Existe diferença de uso dos sistemas de informações entre os níveis hierárquicos? Caracterizando-se por uma pesquisa descritiva do tipo survey, com o objetivo de investigar fatores que explicam a utilização dos SI pelos diferentes níveis hierárquicos. Foram aplicados 236 questionários aos funcionários de uma empresa de varejo, os quais utilizam o SI
para realizar suas tarefas. Para entender o uso dos SI, foram analisadas os fatores determinantes: facilidade de uso percebida, utilidade percebida, intenção de uso, ajuste entre tarefa e tecnologia. Na empresa em estudo, o uso não é determinado por estes fatores, sendo assim, observa-se que existem outros aspectos não contemplados pela pesquisa que interferem na utilização dos SI. Os resultados apontaram que existe diferença de uso dos sistemas de acordo com o nível
hierárquico, sendo que os indivíduos do nível operacional utilizam o SI, em média, 10 horas a mais que os demais níveis. Além deste aspecto, verificou-se que os determinantes de uso facilidade de uso e utilidade percebida, também
demonstraram diferenças entre os níveis hierárquicos, sendo que o nível gerencial percebe melhor estes fatores. Para os construtos ajuste entre a tarefa e a tecnologia e a intenção de uso não foram identificadas diferenças entre os níveis hierárquicos