Mostrar registro simples

dc.creatorRoggia, Bruna
dc.date.accessioned2010-08-23
dc.date.available2010-08-23
dc.date.issued2010-03-03
dc.identifier.citationROGGIA, Bruna. STUDY OF CORPORAL POSTURE AND BALANCE IN SCHOOL STUDENT FROM 8 TO 12 YEARS OLD WITH ORAL BREATHING. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6481
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the corporal posture and balance of school children with and without mouth breathing in order to compare the results obtained with each group. The research is part of a bigger project that aims to evaluate otoneurological aspects and the hearing process in school children. It was realized at a city school in Santa Maria (RS) and the sample was composed of 51 children with mouth breathing and 58 children without mouth breathing. In general, the work was organized in seven chapters. The first one refers to a general introduction; the second goes through a broad and up to date literature revision; the third explains the methodology of the work as well as instruments, collecting and analysis of the data; the fourth describes the bibliographical references and the fifth quotes the consulted bibliography. On the sixth and seventh chapters the articles of the research of this work are presented. From the researches made it was observed that school children with mouth breathing independent of type present postural alterations and a more impaired balance when compared to those without mouth breathing.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRespiração oralpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectPosturografia dinâmicapor
dc.subjectMouth breathingeng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectDynamic posturographyeng
dc.titleEstudo da postura e do equilíbrio corporal em escolares com respiração oral com idades entre 8 e 12 anospor
dc.title.alternativeStudy of corporal posture and balance in school student from 8 to 12 years old with oral breathingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a postura e o equilíbrio corporal de escolares com e sem respiração a fim de comparar os resultados obtidos entre os grupos. A pesquisa faz parte de um projeto maior que visa avaliar aspectos otoneurológicos e o processamento auditivo em escolares. Foi realizado em uma escola de municipal de Santa Maria (RS) e a amostra foi composta por 51 escolares com respiração oral e 58 escolares sem respiração oral. De forma geral, o trabalho foi organizado em sete capítulos. O primeiro refere-se à introdução geral; o segundo compreende revisão de literatura ampla e atualizada; o terceiro explana a metodologia do trabalho bem como instrumentos, coleta e análise dos mesmos; o quarto descreve as referências bibliográficas e o quinto capítulo cita a bibliografia consultada. No sexto e no sétimo capítulo apresentam-se os artigos de pesquisa resultantes deste trabalho. A partir das pesquisas realizadas observou-se que os escolares com respiração oral, independente do gênero, apresentam alterações posturais e o equilíbrio é mais prejudicado quando comparado aos escolares sem respiração oral.por
dc.contributor.advisor1Rossi, Angela Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708676D3por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Maria Toniolo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777172E1por
dc.contributor.referee2Bortholuzzi, Sônia Maria Fighera
dc.contributor.referee3Silveira, Aron Ferreira da
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705548P6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218637P5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples