Mostrar registro simples

dc.creatorOleques, Luciane Carvalho
dc.date.accessioned2010-11-11
dc.date.available2010-11-11
dc.date.issued2010-08-23
dc.identifier.citationOLEQUES, Luciane Carvalho. Biological evolution: Perceptions of biology teachers of Santa Maria, RS. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6642
dc.description.abstractThe theme Biological Evolution is of extreme importance in the field of Biology, mainly for allowing an integrated view from knowledge about living beings. From the point of view of its didactic transposition, the theme is problematic, because it shows itself permeated by epistemological obstacles, of ideological, philosophical and theological base. This makes its approach in classroom context particularly difficult, both in teaching, by teachers and in learning by pupils. It was taken into account the importance of Biological Evolution to be effectively worked in the schools joining it to other biological knowledge. This work aimed to identify and analyze the conceptions on Biological Evolution of Biology teachers of the high schools in the state public schools of Santa Maria. This research was of qualitative approach, using a questionnaire as collecting instrument. For analyzing the data, the content analysis was used, which prioritized the textual analysis to biological evolution concepts, from which the categories emerged. These categories are: meanings of the evolution, evolutionary process functions, evolutionary factors and evolutionary dimensions. According to the response adequacy, the categories emerged from the analysis of evolutionary theory and human evolution issues. The evolutionary theory, though corroborated by several authors, still causes dilemmas in the cognitive thought of the teachers of biological area. This is caused by the overlapping of ideas defended by theory with other social, religious and mainly epistemological aspects.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria evolutivapor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectTheory evolutionaryeng
dc.subjectConceptionseng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.titleEvolução biológica: percepções de professores de Biologia de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeBiological evolution: Perceptions of biology teachers of Santa Maria, RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Do ponto de vista da sua transposição didática, este tema torna-se problemático, pois mostra-se permeado por obstáculos epistemológicos, de fundo ideológico, filosófico e teológico, o que torna sua abordagem no contexto de sala de aula particularmente difícil, tanto no ensino, por parte dos professores, quanto na aprendizagem, por parte dos alunos. Portanto, levando-se em consideração a importância da evolução biológica ser efetivamente trabalhada nas escolas integrando-a com os outros conhecimentos biológicos, este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as concepções sobre evolução biológica de professores de Biologia do ensino médio das escolas públicas estaduais de Santa Maria. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta um questionário. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, priorizando a análise textual para os conceitos de evolução biológica, da qual emergiram as categorias: significados da evolução, funções de processos evolutivos, fatores evolutivos e dimensões evolutivas. Da análise das questões de teorias evolutivas e evolução humana emergiram categorias de acordo com a adequação das respostas. A Teoria Evolutiva, embora corroborada por diversos autores, ainda causa dilemas no pensamento cognitivo de professores da área biológica, ocasionados pela sobreposição de ideias defendidas pela teoria com outros aspectos sociais, religiosos e principalmente epistemológicos.por
dc.contributor.advisor1Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931396120785208por
dc.contributor.referee1Scheid, Neusa Maria John
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364946134370917por
dc.contributor.referee2Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024288419655922por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples