Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Adriane Danni da
dc.date.accessioned2007-02-02
dc.date.available2007-02-02
dc.date.issued2005-11-28
dc.identifier.citationSILVA, Adriane Danni da. THE FREE-INFORMATIC CULTURE IN THE UNIVERSITY SCHOOL SPACE. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6864
dc.description.abstractThis study corresponds to realise and analysis of the a school practice investigatory, problematic-dialogistic and challenger, which studies how the free-informatic culture can give power to the changes in the educational practices of the school community. By the Educational Action-Research and the Problematic-Dialogistic Education procedures, we built some didactic materials to mediate the school practice with the free software Kalango Linux, initialized by the cd-rom. In the same perspective as the actual government politics, we implemented in the free technological platform a technological and scientific alphabet teaching process. By this way, it was possible to introduce the free-informatic culture to the university community to process them conscious of the free access to information, expression, and broadcasting of the technological scientific knowledge, affording a social and educational inclusion.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCultura informáticapor
dc.subjectInvestigação-ação educacionalpor
dc.subjectEducação dialógico-problematizadorapor
dc.subjectSoftware livrepor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectInformatic cultureeng
dc.subjectEducational action-researcheng
dc.subjectProblematic-dialogistic educationeng
dc.subjectFree softwareeng
dc.titleA cultura informática livre no espaço escolar-universitáriopor
dc.title.alternativeThe free-informatic culture in the university school spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo corresponde à realização e analise de uma prática escolar investigativa, dialógico-problematizadora e desafiadora, onde se estuda como a cultura informática livre pode potencializar mudanças na prática educativa da comunidade escolar. Por meio da Investigação-Ação Educacional e da Educação Dialógico-Problematizadora, construímos material didático para mediar a prática escolar com o software livre Kalango Linux, inicializável pelo cdrom. Na mesma perspectiva das atuais políticas públicas, implementamos um processo de alfabetização científico-tecnológica na plataforma tecnológica livre. Desta forma, introduz-se a cultura informática livre no processo de conscientização da comunidade universitária sobre a liberdade de acesso à informação, expressão e disseminação do conhecimento científicotecnológico, propiciando a inclusão sócio-educativa.por
dc.contributor.advisor1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786638T6por
dc.contributor.referee1Saito, Carlos Hiroo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727566U9por
dc.contributor.referee2Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701003D6por
dc.contributor.referee3Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798925D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715592P6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples