A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem da lecto-escrita
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender a repercussão no desempenho da lecto-escrita de crianças que realizaram e que não realizaram um programa de estimulação pré-alfabética metafonológica na Educação Infantil e que
no momento do estudo freqüentavam a 1ª série do Ensino Fundamental. O cenário foi constituído em uma escola pública de Ensino Fundamental, que integra o sistema Municipal de Ensino de Santa Maria-RS e é localizada na zona periférica da cidade. Os sujeitos foram 20 crianças de duas primeiras séries, divididas em quatro grupos, grupo D, E, F e G. Dessas crianças, 10 crianças participaram das atividades
metafonológicas na pré-escola (grupos D e E) e 10 crianças não participaram dessas atividades (grupos F e G). Para compreender os diferentes avanços das crianças participantes desta pesquisa, foram realizadas as seguintes atividades:
Prova de Consciência Fonológica, Atividade de Leitura, Atividade de Escrita, Atividade de Exploração da Escrita Ortográfica e Atividade de Compreensão Leitora.
Os achados obtidos permitiram concluir que a estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil proporcionou uma diferença de desempenho da lecto-escrita apenas para as crianças do grupo E, pois, em comparação com as crianças do
grupo F, elas tiveram um desempenho muito superior em todas as atividades. Já, as crianças dos grupos D e G demonstraram desempenhos semelhantes nas atividades envolvendo a lecto-escrita. A estimulação da consciência fonológica parece ter
beneficiado as crianças do grupo E, influenciando, assim, nas funções sociais da língua escrita, nas diversas formas, propósitos e relações com a oralidade. O que não aconteceu com as crianças do grupo D. A utilização de estratégias pedagógicas pensadas e organizadas pelos professores, envolvendo a relação entre a consciência fonológica e a lecto-escrita, pode facilitar o processo de compreensão do sistema alfabético. Dessa forma, as relações entre a consciência fonológica, a lecto-escrita, a escrita ortográfica e a compreensão de textos pode ser utilizada com fins pedagógicos, desde que os professores valorizem as experiências prévias das crianças que ingressam na escola formal e reflitam sobre o papel da escola para aquelas crianças que chegam à instituição sem terem tido a oportunidade de conviver em um ambiente estimulador de leitura e de escrita.