Mostrar registro simples

dc.creatorMaders, Sandra
dc.date.accessioned2014-07-08
dc.date.available2014-07-08
dc.date.issued2013-03-27
dc.identifier.citationMADERS, Sandra. Indigenous education, intercultural and teacher education (as) - a survey from the propositions of biology of love and biology knowledge of Humberto Maturana. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7075
dc.description.abstractThis research paper I present as Dissertation in Education, Training Line Knowledge and Professional Development (PPGE-UFSM), aim to contribute to theoretical and epistemological for Teacher Education (as) in general, and Education Indigenous School in particular, from the propositions of Biology and Biology Meet Amar, ie partirdo biological basis for human-relational perspective of intercultural dialogue. To develop this project Dissertation research activities were conducted a qualitative and theoretical-epistemological character. The framework that guided the "investigative and reflective gaze of the researcher" (BARCELOS, 2005) towards the "production of information search" (JACQUES GAUTHIER, 1998), is the establishment of dialogues that emphasize intercultural aspects (Canclini, 2003a ) with imaginary and representations on the issues of indigenous culture and teacher education in general and in particular for indigenous education. I believe that this work can become a work of great importance, because it will be the presentation of the search for alternatives to deal with the challenges posed to education, taking into account the sweeping changes occurring in the world today. Thus, a major goal of this research is to explain the contributions of some epistemological propositions of Humberto Maturana to building an education with indigenous communities to promote an education guided respect and cultural dialogue. During the research, it may be observed that for this to happen there Indigenous Education who pay attention to emotions such as caring, listening and acceptance of differences, both in school, and in society in general, always seeking perspective intercultural dialogue.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectHumberto Maturanapor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectEscutaeng
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectCareeng
dc.subjectListeningeng
dc.titleEducação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as) - uma pesquisa a partir das proposições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturanapor
dc.title.alternativeIndigenous education, intercultural and teacher education (as) - a survey from the propositions of biology of love and biology knowledge of Humberto Maturanaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), busca oferecer subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação de Professores (as) em geral, e para a Educação Escolar Indígena em particular, a partir das proposições da Biologia do Conhecer e Biologia do Amar, ou seja, a partir do fundamento biológico-relacional humano em uma perspectiva de diálogo intercultural. Para o desenvolvimento desta Dissertação de Mestrado foram realizadas atividades de pesquisa do tipo qualitativa e de caráter teórico-epistemológico. O referencial que orientou o ―olhar investigativo e reflexivo do pesquisador‖ (BARCELOS, 2005) no sentido da ―produção das informações de pesquisa‖ (JACQUES GAUTHIER, 1998), é o do estabelecimento de diálogos que privilegiem os aspectos interculturais (CANCLINI, 2003a) com imaginários e representações sobre as questões da cultura indígena e a formação de professores em geral e em particular para educação escolar indígena. Acredito que este trabalho possa vir a ser um trabalho de muita relevância, pois o mesmo estará na apresentação das buscas de alternativas para lidar com os desafios colocados à educação, levando em conta as intensas transformações ocorridas no mundo atual. Assim, um dos principais objetivos desta pesquisa é explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova uma educação pautada no respeito e no diálogo cultural. Ao longo da pesquisa, poderá ser observado que, para que esta Educação Escolar Indígena aconteça há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças, tanto no espaço escolar, quanto na sociedade em geral, buscando sempre, a perspectiva de diálogo intercultural.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee1Bergamaschi, Maria Aparecida
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/663441034367061por
dc.contributor.referee2Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee3Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358807580526339por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples